Banca de DEFESA: ERIKA BRASIL FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA BRASIL FIGUEIREDO
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Online

ONÇAS URBANAS ATRAVESSAM OS RIOS DE URURAY:

Jogo da Onça e Outras Brincadeiras Indígenas como Pedagogias Contracoloniais na Periferia Leste Paulistana - São Miguel Paulista

Histórias/Culturas Indígenas, Pedagogias Contracoloniais, Onça, Brincadeiras, Jogos, Ensino

Yaguarãboya nada por Ominaye

Yaguarãboya nada por Ominaye: Yaguarãboya é a mulher onça com rabo de serpente e um ser mitológico da etnia Maraguá - originária da região do rio Abacaxis, no Amazonas. Nos contos desse Povo uma mulher se transforma em um “animal” temido por todos ao ter quebrado regras. Ominayê é uma palavra em yorubá que significa “todas as águas do mundo” ou “todos os rios do mundo”, referência à mitologia de Oxum e como ela está representada em tudo que tem vida. A junção desses encantarias, uma da Abya Yala do Sul (“América” do Sul) e outra da África, resume os percursos dessa dissertação. Traduz a força que precisamos utilizar para enfrentarmos as dificuldades de exercermos como educadoras uma educação antirracista diante de um currículo ainda eurocentrado. Enfim, um currículo racista e preconceituoso que ainda é praticado na Rede Municipal de Educação em São Paulo, apesar das leis e programas vigentes com intenção de cumprimento da Lei 11.645/2008. Dificuldades que aumentam ainda mais por sermos maioria mulheres educadoras. Foi a partir de algumas cosmovisões indígenas que orientei as experiências que serão narradas em nosso trabalho. Estou como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 2011 e atualmente atuo no Programa Sala e Espaços de Leitura da E.M.E.F. Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, região de São Miguel Paulista (periferia leste paulistana). Desde 2016 participo da equipe do "Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas" na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista.  Sou co-fundadora do Coletivo Leste Negra que nasceu da comunidade escolar em busca de contracolonizar práticas educacionais. Neste sentido, minha dissertação narra e faz ponderações a partir dessas práticas pedagógicas construídas no cotidiano escolar numa das periferias da Zona Leste - Território Originário de Ururay. A ideia é incentivar o quanto a presença das histórias/culturas indígenas está nas memórias e identidades das crianças e seus familiares que moram nessa periferia paulistana. Para isto parto de algumas cosmovisões dos Povos Originários onde a onça representa um símbolo de resistência. Seria como pensarmos em “Onças Urbanas atravessando os Rios de Ururay”.

Presidente - ***.250.508-** - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - ***.437.049-** - CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA - UFBA