Banca de DEFESA: MONICA RODRIGUES MIRANDA

DATA : 07/08/2023
LOCAL: Campus Jorge Amado

UBUNTU: NEGRITUDES EM FOCO NO CENTRO EDUCACIONAL DE ALCOBAÇA-BA

Relações Étnico-raciais; questões identitárias e educacionais; diversidade racial; Lei n. 10.639/2003; negritude.

A presente dissertação intitulada Ubuntu: negritudes em foco no Centro Educacional de Alcobaça é resultado de uma pesquisa desenvolvida nesta escola municipal de educação básica, situada no município de Alcobaça, Extremo Sul da Bahia. Houve a participação de aproximadamente 200 alunos, em um período de 2 anos, mais precisamente, 2018 e 2019, por meio dos instrumentos de pesquisa, grupo focal e pesquisa ação existencial. Neste estudo, buscamos responder como se amplifica o procedimento de efetivação da Lei n. 10.639/2003 na educação básica, em uma escola pública, a partir das inter-relações entre os próprios alunos, com vistas a demonstrar a realidade social no tocante às relações étnico-raciais, racismo e fortalecimento identitário na perspectiva da pesquisa-ação existencial. O objetivo geral consiste em discutir acerca do ensino dos conteúdos curriculares de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Centro Educacional de Alcobaça. Como metodologia da pesquisa, optou-se pela pesquisa-ação existencial, uma abordagem qualitativa que estabelece a participação dos sujeitos em todo o processo, sem hierarquização de poder. Devido à metodologia ser pautada no diálogo (grupo focal), as ações foram fundamentadas nos pressupostos dos livros Negritude, Rediscutindo a mestiçagem no Brasil e Superando o Racismo na escola, ambas de Kabengele Munanga. Ponderando a faixa etária dos grupos selecionados foi necessário utilizar-se de imagens de pessoas brancas e negras, em múltiplas situações e desenvolvendo diferentes atividades práticas em sala de aula e no pátio escolar. No processo de análise, foram estabelecidos diálogos entre as categorias ligadas ao debate sobre as relações étnico-raciais (possibilitados pelas políticas de ações afirmativas) em consonância com os conceitos substanciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER). Nesta trajetória, houve empecilhos para se cumprir à Lei afirmativa n. 10.639/2003 e observou-se a ausência de conhecimento acerca das DCNERER, a falta de empatia para fazer o trabalho em parceria, em prol do alunado. No entanto, mudanças positivas ocorreram durante o processo; e para exemplificar, alguns docentes resolveram fazer parte do Projeto realizado com os alunos, nas Mostras Culturais I e II que estávamos apresentando no CEA, como culminância do projeto nos anos de 2018 e 2019. Desse modo, a implementação da Lei n. 10.639/2003 fazse necessária em todas as instituições de ensino, pois ela principiou-se devido à concepção do veto existente às temáticas da população negra nos conteúdos curriculares e de forma velada, o veto à população negra de forma geral, portanto, o estudo recomenda que a educação para a diversidade não pode ser reputada como um desafio apenas às escolas, contudo, precisa ser, urgentemente, um compromisso indispensável às políticas públicas e às demais instituições.

Presidente - 1632990 - MILENA CLAUDIA MAGALHAES SANTOS GUIDIO
Interna - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA
Externa ao Programa - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO - UFSBExterna à Instituição - ROSANA NUNES ALENCAR - UNIR
Externa à Instituição - WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA - UNEMAT