Banca de QUALIFICAÇÃO: WEMIS PIRES SANTOS

DISCENTE : WEMIS PIRES SANTOS
DATA : 21/12/2023
LOCAL: https://mail-inspector.serpro.gov.br/mailinspector/tap/WarningUrlPage.php?HSCTYPE=0&HSCRULE=4&HSCID=

BIOGRAFIAS E EXPERIÊNCIAS DE ESCRAVIZADOS NA BAHIA NO ENSINO DE HISTÓRIA.

Biography; History Teaching; Anti-Racist Teaching; Slavery; Itabela.

A presente pesquisa de dissertação trata do uso da biografia, para o Ensino de História, a partir de perspectiva decolonial, situado e antirracista. Teresa Malatian (2008) aponta que a biografia apresenta-se enquanto um recurso bastante interessante na classe, visto proporcionar compreensão das relações sociais, presente na sociedade por meio da trajetória individual de indivíduos, mas que permite compreender questões históricas. Neste sentido, propomos neste trabalho a discussão biografias de sujeitos escravizados durante a escravidão moderna, entre os séculos XVI e XIX e na Contemporaneidade, articulando o seu uso para o ensino de história no Ensino Médio. A proposta se apoia na Lei 10.639/03, parâmetros curriculares da BNCC, nas diretrizes para a educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil, dialogando com estudos antirracistas e decoloniais em GOMES (2012), QUIJANO (2005) e bell hooks (2010), pautando em uma educação transformadora e critica que permitam aos discentes a construção da memória e valorização da identidade negra. A pesquisa se ampara na metodologia de Pesquisa Ação a partir de TRIPP (2005). O artefato produzido será utilizado nas aulas de História e Cultura Indígenas, Africana e Afro-brasileira bem como de História, incluindo um e-book, no qual consta biografias produzidas a partir de fontes manuscritas e de jornais, de sete personagens negras, sendo cinco mulheres, um homem e uma que na atualidade chamaríamos de mulher trans, este artefato foi produzido, para ser utilizado com os alunos da turma do 1° Ano da Escola Estadual Paulo Freira, uma escola localizada no município de Itabela-BA.

Externa à Instituição - CRISTIANE BATISTA DA SILVA SANTOS - UESC-BA
Externo à Instituição - FERNANDO SEFFNER - UFRGS