Banca de DEFESA: AMANDA KEROLAINY BRAGA SANTOS

DISCENTE : AMANDA KEROLAINY BRAGA SANTOS
DATA : 13/12/2023
LOCAL: meet.google.com/kzw-dtuh-nhe

CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DOS QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA: uma proposta de intervenção em sala de aula.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS; MAURÍCIO DE SOUSA; RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

Nesta pesquisa apresento uma discussão sobre a dimensão simbólica das Histórias em Quadrinhos (HQ) de Mauricio de Sousa na infância de crianças e adolescentes, observando também os estereótipos que estão vinculados aos personagens Chico Bento, Jeremias e Milena. Mediante estudos anteriores e pela experiência com os quadrinhos em sala de aula, também frente às lacunas deixadas nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 sobre as contribuições da área de linguagens para a educação das relações étnico-raciais, a pesquisa tem por objetivo apontar caminhos de práticas leitoras antirracistas diante da produção de Mauricio de Sousa, visando o agenciamento dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa e Produção de Texto. Para tanto, a abordagem toma como materialidade as propostas de trabalho de pesquisa do 3º e 4º bimestres de Língua Portuguesa e Produção de Texto, desenvolvidas com a turma de 6º ano (ensino fundamental II) do Instituto Trancoso, além dos conhecimentos adquiridos com o projeto Balão das Letras, apoiado pelo Governo da Bahia. Nessa direção, os estudos sociais, pedagógicos e linguísticos contemporâneos fornecem subsídios que desestabilizam as narrativas hegemônicas reproduzidas nas HQ de Mauricio de Sousa, dando abertura ao debate e propostas antirracistas em sala de aula (Fleuri, 2003; Caudau, 2008; Asante, 2009; Schucman, 2012, 2014; Santos Junior, 2010), pensando também conceitos importantes como racismo estrutural (Almeida, 2018), o racismo linguístico (Nascimento, 2019) e o compromisso da branquitude (Bento, 2022) com essa questão. Em termos metodológicos amplos, o estudo se enquadra como pesquisa documental, cuja abordagem escolhida é a qualitativa; a partir dos métodos e técnicas auxiliares aos objetivos estabelecidos, a pesquisa é caracterizada como Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI) enquanto Pesquisa-Ação (Thiollent, 2011). Espera-se que a pesquisa venha promover possibilidades no fazer docente, especialmente no processo de mediação da leitura, do conhecimento das textualidades e das práticas de linguagem para a educação das relações étnico-raciais previstas em sequência didática com o gênero textual HQ.

Externo à Instituição - DIOCLES IGOR CASTRO PIRES ALVES - IFBA
Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO