Banca de DEFESA: APARECIDA DIAS TERRAS GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : APARECIDA DIAS TERRAS GOMES
DATA : 21/12/2023
LOCAL: CSC - Sede (sala virtual)

“A literatura de Conceição Evaristo em sala de aula: relatos de uma experiência escolar em Pedro Canário-ES”

Literatura negra; Conceição Evaristo; Letramento literário; Tertúlia literária; Identidade.

A pesquisa teve como propósito conduzir e analisar uma experiência pedagógicoliterária com estudantes de duas turmas da primeira série do Ensino Médio no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário-ES, com ênfase no fortalecimento das identidades dos participantes. O embasamento teórico desta pesquisa priorizou intelectuais negras como Cida Bento (2022) e seu enfoque no pacto da branquitude; Djamila Ribeiro (2017) para a problematização do lugar de fala do subalternizado; Beatriz Nascimento (2021) para questionar o mito da democracia racial; bell hooks (2017, 2020) para discutir a importância do conceito de autoatualização; Grada Kilomba (2019) para abordar episódios de racismo cotidiano/genderizado; Lélia Gonzalez (2020) e sua contribuição à luta antirracista, além de Stuart Hall (2006) para reflexão sobre cultura/literatura na formação identitária. A pesquisa de campo envolveu a análise do conto "Isaltina Campo Belo", extraído da obra "Insubmissas Lágrimas de Mulheres", de Conceição Evaristo, utilizando a metodologia da tertúlia literária em diálogo com o letramento literário, de Rildon Cosson (2007). A implementação da sequência didática básica dessa metodologia incluiu tópicos como literatura negro-brasileira, literatura como território contestado, cânone literário, produção de identidades (notadamente de raça, gênero e classe) em conformidade com a Lei 11.645/2008. Através do desenvolvimento das tertúlias literárias, os estudantes foram incentivados a criar escritos autorais a partir de suas próprias vivências (escrevivências). Os resultados dessas produções compõem um e-book apresentado como produto didático. Com base nessas articulações, almeja-se ampliar o horizonte teórico sobre a literatura negra como fortalecedora das identidades de jovens negros, bem como seu papel na problematização das disparidades sociais, especialmente aquelas relacionadas a gênero, raça e classe, particularmente na juventude.

Externa à Instituição - FABIANA CARNEIRO DA SILVA - UFPB
Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO