Banca de DEFESA: DEBORA MARA OLIVEIRA DA GLORIA CATARINO

DISCENTE : DEBORA MARA OLIVEIRA DA GLORIA CATARINO
DATA : 15/03/2024
LOCAL: meet.google.com/sne-xipc-fgy

Entre o acesso e o não acesso: desafios para garantir a EJA para mulheres ciganas calins em Porto Seguro/BA

Políticas Públicas; EJA; Ciganas; Calins; Tradição Cultural.

A pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios relacionados ao acesso e não acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as mulheres ciganas calins em Porto Seguro, Bahia. Busca-se compreender os motivos que levam essas mulheres a abandonar os estudos e investigar as estratégias implementadas pela Secretaria Municipal de Educação na execução da EJA, considerando a promoção da Igualdade Racial e de Gênero e sua interação com os povos ciganos. O questionamento central da pesquisa indaga se os povos ciganos estão adequadamente contemplados nas políticas educacionais para jovens, adultos e idosos no município em questão, e se existem mecanismos práticos efetivos que levam em conta os aspectos culturais dessa população e das mulheres calins. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental, incluindo normativas relacionadas aos povos ciganos e à EJA, ao lado da pesquisa bibliográfica. A pesquisa envolveu seis participantes: mulheres ciganas matriculadas na EJA na Escola Paulo Souto da Rede Pública Municipal de Educação de Porto Seguro, assim como servidores públicos. A análise reflexiva descritiva revela que apesar da existência de políticas públicas de EJA no local pesquisado, há um cenário incipiente e fragmentado para os povos ciganos. Os diálogos reflexivos construídos por este estudo evidenciam que as mulheres ciganas predominam nas etapas iniciais e há um contexto geral de ruptura de trajetórias escolares. Como produto educacional da pesquisa de mestrado profissional realizada foi elaborado um documento orientador voltado ao apoio da implantação de salas de EJA no contexto do acampamento cigano, com ênfase nas mulheres ciganas calins. Assim como essas sujeitas, entendemos que a EJA precisa resistir e ressignificar o ensino para transformar a realidade de secundarização em uma realidade de politização consciente.

Externa ao Programa - 1348376 - ANA CARNEIRO CERQUEIRA - nullExterna ao Programa - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO - nullPresidente - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Externa à Instituição - MARIA PATRICIA GOLDFARB - UFPB