Banca de QUALIFICAÇÃO: GIRLENE HENRIQUETA RAFAEL MARTINS

DISCENTE : GIRLENE HENRIQUETA RAFAEL MARTINS
DATA : 02/04/2024
LOCAL: online

ENTRE O IDEAL E O REAL: COMPARAÇÃO ENTRE O QUE É PRECONIZADO NO RCMNV QUILOMBOLA E A REALIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MARTINS EM HELVÉCIA-BA.

currículo de ciências, legislação, educação escolar quilombola, práticas pedagógicas, ervas medicinais.

O presente trabalho tem como objetivo comparar o que é preconizado no Referencial Curricular Municipal de Nova Viçosa para a modalidade Educação Escolar Quilombola e a realidade do componente curricular de Ciências da Natureza. Pretende-se verificar se, e de que forma essas legislações alcançam essa escola, como são interpretadas e traduzidas pelos docentes, e como a proposição de práticas pedagógicas pós-estruturalistas podem contribuir nesse contexto. Além disso, busca-se diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes do 9° ano da Escola Municipal João Martins Peixoto, em Helvécia-BA, sobre as questões dos saberes ancestrais e os saberes do ensino de Ciências da Natureza em relação à preservação da biodiversidade local, observando se esse currículo dialoga e atende a esses alunos. Pretende-propor a produção de um fanzine coletivo pelos alunos do 9° ano, a partir da compreensão de seus ancestrais, da preservação da biodiversidade e do entrelaçamento dos saberes ancestrais em sua rotina escolar, analisando de que forma os educandos compreenderam a importância dos trabalhos realizados para uma mudança de olhar para sua comunidade. Metodologicamente, será realizada uma investigação de natureza qualitativa através da triangulação de métodos, sendo eles: análise documental, pesquisa em campo e aplicação de oficinas, transitando na perspectiva etnográfica em educação, caminhando pelo viés decolonial e fixando-se na perspectiva pós-estruturalista. A etnografia educacional estará presente desde o primeiro momento de imersão nesse ambiente escolar, estendendo-se até o último encontro das oficinas, observando, descrevendo e analisando se há diálogo entre as legislações específicas mencionadas, e o entrelaçamento entre os saberes científicos e a vivência escolar desses alunos remanescentes quilombolas participantes da pesquisa. Destacando o pós-estruturalismo como habilidades para colaborar com os avanços e referenciais analíticos na realização de pesquisa. A intervenção que ocorrerá no espaço escolar, tem a função de auxiliar e propor pontos de discussões para documentos curriculares a partir da participação dos alunos da comunidade quilombola, especificando que tipo de práticas pedagógicas que eles desejam ter, observadas durante os encontros, com os ensinamentos pós estruturais, o entrelaçamento dos saberes e outros. Como produto educacional, será produzida uma sequência didática denominada "zineterapia de quintais", a partir dos registros das práticas pedagógicas dos Fanzines, que além de ser uma espécie de “plano de trabalho docente” servirá como recurso educacional decolonial a educadores/as que desejarem replicar a prática em sua realidade educacional.

Presidente - 3089910 - DANIELLE BARROS SILVA FORTUNA
Interno - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Externa ao Programa - 1011696 - DEBORA SCHMITT KAVALEK - UFSBExterno ao Programa - 1168579 - LEANDRO GAFFO - UFSB
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 14:14