Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE RODRIGUES LOYOLA

DISCENTE : KARINE RODRIGUES LOYOLA
DATA : 25/03/2024
LOCAL: CPF - Sede

LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: Ferramenta de empoderamento sociopolítico e ideológico para estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro de Itamaraju (BA)

Letramento racial crítico; narrativas autobiográficas, educação antirracista.

Este projeto volta-se à temática do fortalecimento das práticas de letramentos raciais dos alunos, bem como o desenvolvimento da capacidade de interpretar códigos e práticas racistas, da consciência crítica e da postura atuante contra o racismo em sociedade. O objetivo centra da pesquisa é analisar o processo de identificação e de reconhecimento das identidades sociais de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica. O contexto da pesquisa é Escola Estadual Professsora Aurivaldina Joazeiro em Itamaraju (BA), com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Assim, os objetivos específicos propostos são: (a) propiciar situações de interação para reflexões e posicionamentos quanto às situações da vida cotidiana relacionadas aos preconceitos raciais, étnicos e culturais; (b) envolver-se com a leitura dos mais variados textos de autoria afrodescendente indígena para vivência com ações antirracista no ambiente escolar; e (c) produzir um projeto didático-pedagógico com roteiros de oficinas de letramento racial como parte da produção de um e-book, a partir das narrativas autobiográficas dos alunos, por sua vez, com vistas à disseminação na comunidade escolar das vivências com o racismo e com as próprias identidades sociais. Como enquadre teórico, a investigação ancora-se no conceito de letramento (Soares, 2004), letramento racial crítico (Ferreira, 2014; 2015), estudos sobre currículo (Almeida, 2018; Ferreira, 2015; Macedo, 2014; Oliveira, 2018). Quanto aos aspectos metodológicos, tem-se a abordagem qualitativa, considerando o contexto micro como lugar propício para a pesquisa científica, voltando-se à análise das práticas de linguagem nos encontros sociais e pedagógicos, nos quais se constroem as definições e as negociações identitárias. Para tanto, adota-se a perspectiva narrativa da pesquisa (Bastos; Biar, 2015; Clandinin; Conelly, 2015) para coleta e análise dos dados – narrativas autobiográficas (Ferreira, 2015; 2018). Dessa forma, buscam-se com as narrativas discentes do Ensino Médio os modos de construção identitária, o reconhecimento (ou não) das relações raciais nessa construção, além das estratégias de letramento racial no processo de interação. Como resultado, espera-se alcançar, a saber: (a) Reflexões sobre situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos raciais, étnicos e culturais analisadas com visão mais crítica a partir do letramento racial e com posicionamento baseado em uma abordagem educacional antirracista; (b) Criação de ambiente pedagógico antirracista como parte das aulas de língua portuguesa no Colégio Professora Aurivaldina Joazeiro de Itamaraju (BA); (c) Compartilhamento de variados textos de autoria afrodescendente e indígena a serem lidos pelos alunos; (d) Projeto didático-pedagógico com os roteiros de oficinas de letramento racial crítico, oriundos da interlocução com as interações em campo e análise das narrativas autobiográficas; e (e) E-book produzido com narrativas autobiográficas dos alunos.

Presidente - ***.589.835-** - BOUGLEUX BOMJARDIM DA SILVA CARMO - UFSB
Externo à Instituição - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Externa ao Programa - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO - nullExterno à Instituição - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 18:09