Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON DOS REIS NOVAIS

DISCENTE : JACKSON DOS REIS NOVAIS
DATA : 10/04/2024
LOCAL: UFSB - Campus Paulo Freire - Webconfer

ENSINAGENS E APRENDÊNCIAS NO JOGO-RITUAL DA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRISTAS LUTAS DOS ANJOS

Capoeira; Currículo; Educação Não Escolar; Ensinagens e Aprendências.

O presente texto de qualificação faz parte do projeto de pesquisa de mestrado “Ensinagens e Aprendências no Jogo-Ritual da Associação de Capoeiristas Lutas dos Anjos” orientado pelo professor Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico- Raciais – PPGER, IHAC – UFSB, Campus Paulo Freire. A pesquisa está guiada pelos seguintes objetivos abaixo: Objetivo Geral: analisar as ensinagens e aprendências na roda de capoeira da Associação de Capoeiristas Luta dos Anjos. Objetivo Específicos: a) narrar os processos de ensinagens e aprendências específicos da roda de capoeira; b) debater processos educativos em espaços não escolares; e c) registrar fluxos e diálogos da associação no contexto da capoeiragem.  Metodologicamente, a pesquisa é construída em uma perspectiva pós-qualitativa, com base na etnografia fantasmática de Silva (2019) e Macedo e Silva (2021). Nessa direção, o trabalho tem como ponto de partida as minhas vivências na Associação de Capoeiristas Lutas dos Anjos, onde desenvolvemos a prática da capoeira contemporânea. Assim, neste estudo, jogamos com as cenas etnográficas das minhas vivências na associação, que tiveram início no ano de 2006. A experiência condensa um repertório de afetações e conhecimentos produzidos nos treinos, rodas, batizados, viagens, reuniões e rodas de conversa.

Externo à Instituição - WILLIAM GÓES RIBEIRO - UFF
Interno - ***.589.835-** - BOUGLEUX BOMJARDIM DA SILVA CARMO - UFSB