Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR FELIPE RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE : VITOR FELIPE RODRIGUES DA SILVA
DATA : 02/04/2024
LOCAL: remoto

IDEOLOGIA PARDA COMO FORMA DE EMBRANQUECIMENTO DA SOCIEDADE NEGRA NO EXTREMO SUL DA BAHIA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PERIFÉRICAS ESTADUAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS

Pardo; igualdade racial; racismo; branquitude; negritude.

O presente trabalho discorre sobre a historicidade do ser negro na sociedade brasileira, correlacionado a trajetória dessa população e as suas lutas sociais, desenvolvendo uma análise sobre a ideologia parda que é um mecanismo de embranquecimento dessa população, desenvolvido pela branquitude, que tenta estabelecer os seus privilégios de escravocratas. Como a ausência de representatividade do pardo repercute no silenciamento do movimento negro, considerando que essa categoria étnica ainda é um limbo para quaisquer movimentos sociais. Haja vista, que independente de ser negro ou pardo ambos sofrem com certa similaridade o racismo presente na sociedade brasileira, mas enquanto o ser negro se enquadrar nessa camada parda é uma tentativa de fuga das historicidades da população negra.

Presidente - ***.650.208-** - RONILSON DE SOUZA LUIZ - NÃO INFORMADO
Interno - ***.976.075-** - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB