Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA RODRIGUES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANA RODRIGUES OLIVEIRA
DATA : 15/04/2024
LOCAL: remoto

EFEITOS PRODUZIDOS NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DA LEI 10.639/2003 NO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS: ENSINO FUNDAMENTAL I

Racismo; Afrodescendentes; Currículo; Proposta antirracista;

O marco histórico da escravidão no mundo foi algo nefasto, não há dúvida quanto a tal fato. Negros eram capturados no Continente Africano e embarcados em tumbeiros que atravessavam o atlântico até chegarem a seu destino. E, um desses era o Brasil, infelizmente! É inegável que as dores sofridas pela população negra em virtude desse processo perduram até os dias de hoje, apesar de mais de 130 anos de abolição. E, uma dessas dores é o do Racismo, que além de ser crime é um maleficio humanitário que precisa ser extirpado da face da terra. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como foco analisar quais estratégias pedagógicas foram adotadas pelo Sistema Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quanto à implementação da lei 10.639/2003, assim como verificar quais efeitos vem produzindo no currículo escolar, de maneira a contribuir efetivamente para o combate ao Racismo. A pesquisa sob apreço tem como Orientador o Professor Dr. Ronilson de Souza Luiz, no Programa de Pós- Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER– UFSB, Campus Paulo Freire, cuja finalidade do presente resumo neste momento é inscrever a pesquisa no primeiro exame de qualificação no supracitado Programa.

Presidente - ***.650.208-** - RONILSON DE SOUZA LUIZ - NÃO INFORMADO
Interno - ***.589.835-** - BOUGLEUX BOMJARDIM DA SILVA CARMO - UFSB