PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA MACHADO ARAGÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA MACHADO ARAGÃO
DATA : 13/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CSC - Sala a definir
TÍTULO:

O DESAFIO DA AUTONOMIA/AUTOCUIDADO DO SUJEITO E A MEDICALIZAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO NA SAÚDE DA FAMÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Autonomia. Autocuidado. Estudo de Caso. Uso excessivo de produtos e serviços de saúde. Estratégia Saúde da Família.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Estudo de caso qualitativo que objetivou analisar a promoção da autonomia/autocuidado dos sujeitos na Estratégia Saúde da Família, na luta contra a medicalização social, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) docente-assistencial do Município de Camaçari/Bahia. Por meio da observação participante e pesquisa documental dos prontuários, os dados levantados nas consultas individuais e coletivas realizadas por profissionais de saúde de três equipes da USF, com usuários maiores de idade, foram submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin. Identificaram-se as categorias, participação pouco ativa do usuário e conduta profissional prescritiva e centrada na doença, que deram lugar ao desafio do estudo. Concluiu-se que a promoção da autonomia/autocuidado dos sujeitos aparece de modo incipiente, enquanto prevalece a medicalização social, dando ao usuário, o papel do receptor dos cuidados e, ao profissional, o poder decisório sobre os cuidados de saúde do outro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
Externo ao Programa - 1794890 - MARCIA MARIA DOS SANTOS DE MORAES
Externo à Instituição - PAULA HAYASI PINHO - UFRB
Presidente - 1218269 - ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
Notícia cadastrada em: 20/05/2019 17:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod