PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIGUEL ANDINO DEPALLENS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIGUEL ANDINO DEPALLENS
DATA : 14/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CSC - Sala a definir
TÍTULO:

A PREVENÇÃO QUATERNÁRIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave:     Prevenção Quaternária. Doença Iatrogênica. Educação Médica. Uso Excessivo de Produtos e Serviços de Saúde. Saúde Pública.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Após um século e meio de avanços tecnológicos consideráveis em todas as áreas, inclusive no setor da saúde, a indústria biomédica tornou-se um ator poderoso no campo da atenção à saúde, onde seus produtos são utilizados em excesso, relegando o vínculo terapêutico ao segundo plano no processo de trabalho. A prevenção quaternária (P4) se insere em um contexto onde há uma hiperutilização de tecnologias duras, contribuindo para os altos índices de morbimortalidade decorrentes da realização de procedimentos desnecessários. A P4 foi desenvolvida por Marc Jamoulle, em 1986, para prevenir eventos adversos e proteger os pacientes de intervenções médicas desnecessárias, integrando uma abordagem de saúde pública com a clínica individual. Para isso, propôs outras alternativas do ponto de vista terapêutico e ético. Este estudo teve como objetivo o aprofundamento, de forma sistematizada, do conceito da Prevenção Quaternária. O segundo objetivo buscou delinear a importância do ensino médico no contexto específico da P4. Inicialmente, os autores efetuaram uma revisão sistemática (RS) da produção científica publicada até agosto de 2018, analisou-a qualitativamente e sob uma perspectiva bibliométrica. Após esta etapa, foi realizada uma revisão da literatura sobre a história do ensino médico, destacando marcos históricos e epistemológicos que poderiam estar relacionados com o contexto de sobremedicalização atual. 65 artigos foram incluídos na RS. Estes apontaram elementos conceituais, linguísticos, geográficos, bem como do tipo de sistema de saúde vigente no país do autor ou de conferências da WONCA que afetaram a produção científica relativa à P4. Pôde-se destacar os autores brasileiros e uruguaios como líderes nas publicações. O método mais utilizado foi a revisão bibliográfica e os temas mais abordados foram: o processo de sobremedicalização, exemplos e estratégias de enfrentamento a sobremedicalização. Na segunda etapa da pesquisa observou-se que a iatrogenia já estava presente nas premissas da medicina ocidental, na Grécia Antiga, e apontou-se a educação médica como potencial estratégia para combater os excessos da medicina. Neste sentido, a mesma seria capaz de fomentar uma visão prática e crítica sobre a medicina, por exemplo, através: de discussões sobre as potencialidades e limitações da medicina baseada em evidências (MBE), do desenvolvimento das habilidades de comunicação, do fortalecimento do cuidado longitudinal e da bioética. Estes são caminhos que poderiam impactar o número de procedimentos iatrogênicos. Atualmente, a literatura disponível é ainda insuficiente para avaliar a relevância da P4 para a saúde pública. Entretanto, a reunião da literatura dedicada à sobremedicalização e à P4 poderia aumentar o volume da produção científica e representar uma saída para este impasse. Nesta perspectiva, a educação médica representa uma ferramenta de alto potencial e de baixo custo para implementar a P4 e avaliar os seus impactos sobre as práticas e os indicadores de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANACLAUDIA GASTAL FASSA - UFPel
Externo ao Programa - 1352016 - ITA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 1127245 - MARCIO FLORENTINO PEREIRA
Presidente - 285891 - NAOMAR MONTEIRO DE ALMEIDA FILHO
Notícia cadastrada em: 20/05/2019 17:20
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