PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOÃO ZALLIO COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO ZALLIO COELHO
DATA : 14/06/2019
HORA: 08:00
LOCAL: CSC - Sala a definir
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE: PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Sistema de Informação em Saúde. Qualidade da Informação. Sistema Único de Saúde. E-SUS. Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

No setor saúde, a informação deve ser compreendida como um redutor de incertezas, um instrumento capaz de detectar focos prioritários de atenção, atuando como subsídio fundamental no processo de tomada de decisão. Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) servem para organização dos dados, propiciam a avaliação permanente das ações realizadas e situação de saúde. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo geral avaliar junto às equipes de saúde da família a qualidade da produção e uso de informações no Planejamento e gestão das ações, considerando os principais Sistemas de Informação em Saúde existentes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa, por meio de pesquisa documental sobre os sistemas de informação em saúde mais utilizados na atenção básica. Depois, através do questionário eletrônico, estruturado com nove questões fechadas e uma aberta, verificou-se que a maioria dos profissionais conhecem os SIS da atenção básica, porém, acessam com pouca frequência, não se sentem capacitados para usa-los e acham que as funcionalidades contribuem pouco para os processos de trabalho. Pode-se afirmar que, apesar dos diversos avanços, ainda é necessário a superação das limitações da informação em saúde, mas a reestruturação dos SIS depende consideravelmente do envolvimento dos gestores, dos profissionais de saúde e dos trabalhadores do SUS na implantação, utilização e aprimoramento contínuo do SISAB e da estratégia e-SUS AB. A partir da análise das questões abertas, foram propostas novas funcionalidades para o e-SUS, agendamento de retorno automatizado, sistemas de alarmes para os usuários e interoperabilidade dentre os diversos SIS da AB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
Externo ao Programa - 2255464 - GABRIELA LAMEGO
Externo à Instituição - SEBASTIÃO ANTÔNIO LOUREIRO DE SOUZA E SILVA - UFBA
Notícia cadastrada em: 21/05/2019 14:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod