Projeto Jovem Doutor em Uma Universidade Anisiana: Uma Proposta de Extensão para Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Projeto Jovem Doutor, Tele-educação, Telemedicina, EAA, gravidez na adolescência, ISTs, planejamento familiar, Educação sexual.
As Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas na área de saúde e educação possuem o privilégio de favorecer a democratização do conhecimento e das informações, permitindo que alcancem o maior número de indivíduos. A UFSB através do seu projeto político-pedagógico fundamentado nas metodologias ativas e uso intenso de tecnologias interativas aliado ao Projeto Jovem Doutor cujo processo de ensino-aprendizagem pressupõe o trabalho desenvolvido em equipes de aprendizagem com foco na educação criativa, agrega elementos e recursos da tele-educação e da telemedicina, possibilitando uma ampla variedade de possibilidades pedagógicas. O objetivo do estudo é implantar e avaliar o Projeto Jovem Doutor no formato de Projeto de Extensão da UFSB tendo como principal metodologia as Equipes Ativas de Aprendizagem (EAA) integrando Universidade, Unidade Básica de Saúde, Escola e Comunidade, representados nas figuras dos alunos do curso de medicina, bacharelado interdisciplinar em saúde, agentes comunitários , professores e alunos do ensino médio, com foco no aprendizado e inclusão digital nas áreas de educação sexual, planejamento familiar, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).