Avaliação do sistema de referência e contrarreferência do município de Itabuna segundo usuários e médicos da Atenção Básica e do Hospital Calixto Midlej Filho
Sistema Único de Saúde, Redes de Atenção Saúde, Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Análise de discurso.
Visando garantir a integralidade da assistência, o Sistema Único de Saúde (SUS) está estruturado em diferentes níveis de atenção à saúde que realizam a oferta de serviços com diferentes tecnologias assistenciais por meio de redes de atenção à saúde (RAS). Para que o cuidado ao paciente nessas redes de serviços seja resolutivo, faz-se necessário uma comunicação efetiva entre os serviços de saúde que as compõem. Este estudo pretende avaliar a qualidade da comunicação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de atenção no município de Itabuna, a partir da análise de entrevistas realizadas com amostra de usuários adultos referenciados pela Atenção Primária à Saúde (APS) para a Unidade ambulatorial de Cardiologia do Hospital Calixto Midlej Filho e com seus médicos assistentes, além de relatórios de encaminhamento e prontuários desses serviços. Os entrevistados deverão assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Será realizada a análise do conteúdo de todo o material coletado, buscando identificar o itinerário terapêutico dos pacientes e os problemas do sistema de referência e contrarreferência do SUS, bem como possíveis soluções. O Projeto será submetido a avaliação de Comitê de Ética em Pesquisa por meio da Plataforma Brasil.