PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO JULIÃO BADARÓ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO JULIÃO BADARÓ
DATA : 28/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: CSC-Sala virtual RNP
TÍTULO:
As estratégias de prevenção e cuidado das equipes de saúde da família frente às violências em um município do extremo sul da Bahia.

PALAVRAS-CHAVES:
violência doméstica; vulnerabilidades; desigualdades sociais; intersetorialidade; Estratégia Saúde da Família.

PÁGINAS: 64
RESUMO:
Como fenômeno social e histórico, as violências fazem parte da experiência humana desde os primórdios das sociedades e são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública mundial. Desse modo, torna-se importante destacar que desde inícios dos anos 2000 a Estratégia Saúde da Família (ESF) vem ampliando o escopo de ações, com responsabilidades cada vez mais abrangentes, visando atender problemas que antes eram menos frequentes ou ausentes na agenda da saúde, como o acolhimento às vítimas de violências. Neste sentido, a pesquisa terá como objetivo analisar as práticas de cuidado da Estratégia da Saúde da Família e as abordagens intersetoriais no acolhimento às vítimas de violências em um município do Extremo Sul da Bahia, além de identificar as principais queixas e estratégias de prevenção e cuidado das equipes da ESF e da rede intersetorial no enfrentamento às violências no território. Buscará descrever as ações de Educação Permanente desenvolvidas pelas equipes no enfrentamento às violências, analisar as percepções dos profissionais da ESF e da rede intersetorial sobre o atendimento colaborativo às vítimas e avaliar a utilização da Cartilha de Abordagem às Violências pelas equipes da ESF como guia orientador no enfrentamento às violências. Tratar-se-á de um estudo de análise documental qualitativo e descritivo de caráter exploratório. A pesquisa será desenvolvida na Unidade da Saúde da Família Arraial Bairro, constituída por duas equipes da ESF, e na Unidade de Saúde da Família Wilson Batista constituída também por duas equipes, no município de Porto Seguro-BA. Os dados serão coletados em três etapas, sendo a primeira o levantamento da literatura especializada nas bases de dados Scientific Electronic Library (SciELO), National Library of Medicine (Medline) e Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os descritores: violência doméstica; vulnerabilidades; desigualdades sociais; intersetorialidade; Estratégia Saúde da Família. A segunda será uma análise documental e se dará pela leitura das informações produzidas pelo projeto de intervenção sobre violências no território ocorrido nos anos de 2017 e 2018, durante o PET-Saúde/GraduaSus. Finalmente, a terceira etapa de coleta de dados acontecerá por meio de grupos focais, formados por profissionais de saúde, agentes comunitários e profissionais da rede de apoio ao combate às violências no território. A organização e análise dos dados terá por base o método de análise de conteúdo, proposto por Bardin, com ênfase especial às categorias e subcategorias temáticas.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1962065 - LINA RODRIGUES DE FARIA
Interna - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
Externa ao Programa - 1794890 - MARCIA MARIA DOS SANTOS DE MORAES
Notícia cadastrada em: 13/08/2021 10:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod