PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO SILVA SANTOS
DATA : 30/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CJA-sede
TÍTULO:

Projeto jovem doutor em uma universidade anisiana: uma proposta de extensão para integração ensino-serviço-comunidade


PALAVRAS-CHAVES:

SARS-Cov-2; Comunicação em saúde; Educação continuada; Fake News.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A educação é uma ferramenta singular no que concerne ao ato de transmitir saberes e modificar práticas, proporcionando à população um conhecimento embasado em informações científicas. Nesse âmbito, enfatiza-se que para a aprendizagem ser efetiva, faz-se necessário que a experiência do processo de comunicação seja bidirecional, isto é, que o cenário biopsicossocial seja considerado e que as vivências individuais sejam respeitadas afim de garantir que o conhecimento seja assimilado. Partindo desse pressuposto, o Projeto Jovem Doutor torna os indivíduos protagonistas no processo de construção do aprendizado, compartilhando informações referentes à promoção de saúde e prevenção de doenças. No que concerne à pandemia do SARS-Cov-2, o ineditismo da patologia associado às tecnologias digitais, acarretaram na disseminação de informações que não possuíam comprovação cientifica, as Fake News; as quais atrapalharam as medidas de enfretamento à transmissão do novo coronavírus. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo geral implantar o Projeto Jovem Doutor na Universidade Federal do Sul da Bahia no que concerne ao enfrentamento à pandemia do SARS-Cov2; sendo organizado nos seguintes objetivos específicos: realizar revisões bibliográficas sobre educação, redes sociais, equipes de aprendizagem ativa e a pandemia do novo coronavírus; possibilitar uma participação mais ativa dos discentes de Medicina em ações 3/3 socioeducativas acerca da pandemia na comunidade sob a supervisão dos docentes; potencializar a forma de transmissão de conhecimento de temas relacionados à saúde, a partir da integração de recursos tecnológicos; difundir conhecimentos importantes para promoção da saúde e enfrentamento à pandemia com discentes e docentes do Ensino Fundamental. A metodologia empregada foi o uso de revisões sistemáticas para a consolidação das pesquisas dos referenciais teóricos e a implementação do Projeto Jovem Doutor em Teixeira de Freitas, o qual abarcou estratégias metodológicas que visaram a integração entre ensino, serviço e comunidade. Os resultados obtidos foram organizados em quatro capítulos: “Educação permanente como ferramenta multiplicadora em Saúde: uma revisão integrativa sob a ótica de profissionais que compõem a saúde”; “A participação das redes sociais no combate a pandemia do Covid-19”; “Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviçocomunidade na prevenção da contaminação por Covid-19”; “Projeto Jovem Doutor como ferramenta de educação em saúde no enfrentamento à pandemia do Covid-19: um relato de experiência”. Nessa perspectiva foi possível abordar temas de extrema importância para o enfrentamento à pandemia do SARS-Cov-2 e todos os 28 atores envolvidos nesse estudo relataram satisfação em poder discutir e sanar dúvidas sobre essa temática. Considera-se, portanto, que o debate entre distintos níveis educacionais, embasados em conteúdos interativos e com comprovação científica, foram cruciais para que as informações fossem assimiladas e compreendidas e que novos multiplicadores em saúde fossem formados, possibilitando que informações verídicas fossem compartilhadas na comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
Externa à Instituição - LILIANA SANTOS - UFBA
Interna - 1962065 - LINA RODRIGUES DE FARIA
Interna - 1218269 - ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 23:29
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