O pré-natal como prática interprofissional em uma equipe de saúde da família do município de Salvador, Bahia
Cuidado pré-natal; Odontologia; Interprofissionalidade; Práticas Colaborativas; Trabalho em Equipe; Integralidade.
Estudos apontam que a colaboração interprofissional melhora o atendimento ao paciente, em especial, tornando a atenção à saúde da gestante mais segura, efetiva e integral e que a saúde bucal contribui significativamente para qualificar a atenção ao pré-natal oferecido na unidade de saúde. A proposta desse trabalho foi motivada pela necessidade de compreender o trabalho interprofissional e a integralidade do cuidado na equipe de saúde da família na realização do pré-natal. Considerando o pré-natal: numa construção histórica, desde o PAISM até a Rede Cegonha; como prática de cuidado integral à saúde da mulher que pode contribuir nas concepções e práticas interprofissionais na AB; e que pode compor um processo de cuidado mais amplo e múltiplo na ESF e no território, nossa pergunta norteadora foi “de que maneira o processo de trabalho da equipe pode se ajustar para alcançar a integralidade do cuidado a mulher grávida, com incorporação dos cuidados em saúde bucal? ”. Nesse sentido, a pesquisa teve como principal objetivo fortalecer a colaboração interprofissional no pré-natal realizado pela equipe de saúde da família, na USF Zulmira Barros, por meio de um processo avaliativo e da articulação de uma agenda compartilhada das atividades de cuidado, prevenção e promoção da saúde. Trata-se de uma metodologia participativa com uma proposta de intervenção, de caráter qualitativo e exploratório, que propôs explorar o fenômeno do pré-natal a partir da perspectiva das gestantes e da experiência dos profissionais da equipe de saúde da USF Zulmira Barros, relacionando com as questões interpessoais e interprofissionais. O processo de ação-reflexão-ação proposta para esta pesquisa foi estruturada por meio de uma estratégia de oficinas, e a coleta de dados foi realizada através da construção coletiva da matriz swot e da matriz de competências e habilidades durante a 3/3 participação nas oficinas. A população do estudo foi constituída pelas gestantes que realizaram o pré-natal na unidade de saúde nos últimos seis meses e pelos membros da equipe de saúde que manifestaram concordância em participar da pesquisa assinando o TCLE, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A organização e análise dos dados serviram para a construção de um instrumento de trabalho que pudesse destacar as técnicas relacionais e privilegiar a comunicação transversal entre os componentes da equipe