PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DÂNDARA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÂNDARA SILVA OLIVEIRA
DATA : 14/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: csc
TÍTULO:
PERCURSO DA INTERPROFISSIONALIDADE DA TEORIA À PRÁTICA EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISS\IONAL EM SAÚDE DA BAHIA

PALAVRAS-CHAVES:
Atenção Primária em Saúde; Interprofissionalidade; Educação interprofissional; Práticas interprofissionais.

PÁGINAS: 69
RESUMO:
A atenção integral aos indivíduos é alcançada quando o trabalho em equipe multiprofissional é traduzido por ações compartilhadas, com foco na interdisciplinaridade e interprofissionalidade. As Residências Multiprofissionais em Saúde buscam o desenvolvimento de competências na perspectiva da educação interprofissional no processo de trabalho colaborativo realizado no serviço. Objetivou-se analisar o percurso da interprofissionalidade desde a educação até a prática em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de uma universidade do Sul da Bahia, desde a proposta pedagógica do curso até os saberes e práticas interprofissionais aplicados pelos residentes no serviço à partir da visão de residentes e preceptores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que usa as técnicas de análise documental e entrevista semiestruturada com preceptores e residentes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em dois municípios do Sul da Bahia. Os dados obtidos foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados emergiram em 3 temas principais com suas respectivas categorias e subcategorias: “O diálogo do Projeto Político pedagógico do PRMSF com a interprofissionalidade”; “Percepções dos residentes ao encontro da interprofissionalidade na prática da ESF”; e “Percepções dos preceptores sobre o percurso da interprofissionalidade no Programa, da teoria à prática”, que permitiram ampliar as discussões sobre a temática nos espaços de formação e atuação profissional. Conclui-se que a formação interprofissional apresenta fundamentações teóricas e sua materialização é verificada na prática profissional dos residentes, resultando em melhoria na assistência à saúde prestada e aprendizado entre os profissionais. No entanto, fatores dificultadores são apontados, a exemplo do despreparo dos preceptores para exercerem esse papel. Entende-se que o ensino, o serviço e a gestão necessitam compartilhar responsabilidades para o alcance de novas realidades em saúde, a partir da promoção de espaços de discussão e diálogo entre esses atores. erviço, com a reorganização das práticas em saúde com vistas a interprofissionalidade.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1218269 - ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
Interna - 1962065 - LINA RODRIGUES DE FARIA
Externa à Instituição - CARLA PACHECO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 17:23
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