PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TAMINE HABIB SILVA CÂMERA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMINE HABIB SILVA CÂMERA LEAL
DATA : 12/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CSC - sede
TÍTULO:
Percepções das gestantes sobre as estratégias de educação em saúde nos grupos operativos na APS

PALAVRAS-CHAVES:

gestantes; cuidado pré-natal; atenção primária à saúde, educação em saúde.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O acompanhamento pré-natal busca assegurar o desenvolvimento de gestações saudáveis para a mãe e para o bebê, sendo importante a implementação de práticas de educação em saúde como estratégias para qualificar a atenção, ampliar os serviços e reduzir possíveis complicações. A modalidade de atenção por meio de grupos operativos de gestantes como forma de cuidado coletivo é importante na otimização do trabalho, na participação ativa do usuário no processo educativo e no aumento do vínculo com os profissionais, por meio da comunicação, aprendizagem e novas elaborações do conhecimento. O objetivo desse estudo consistiu em analisar as percepções das gestantes sobre as estratégias de cuidado e de educação em saúde nos encontros presenciais e nos grupos operativos remotos no âmbito da APS, com foco nos temas abordados nos grupos; além de identificar e analisar as potencialidades e as fragilidades dos grupos remotos de gestantes no âmbito da APS, com base nos vetores de avaliação do PichonRivière. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo, que utilizou como referencial teórico a articulação entre a abordagem psicodinâmica baseada na Teoria do Grupos Operativo elaborado pelo médico psiquiatra Enrique Pichon-Rivière e a dimensão educativa, fundamentada na pedagogia do Educador Paulo Freire. Foram realizadas entrevistas com 9 gestantes que fizeram acompanhamento pré-natal em duas unidades de saúde da rede pública de Ilhéus (BA). Para a análise dos relatos foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados destacaram-se as categorias “Ações de cuidado e educação em saúde na APS”, “Comunicação” e “Aprendizagem”. 3/5 Entre as principais conclusões, pode-se destacar a importância do acesso à assistência pré-natal com ênfase para uma aproximação nas relações entre profissionais e gestantes com o diálogo como base. O grupo de gestantes se constituiu de importante espaço para realização da educação em saúde e possibilita o compartilhamento de experiências e construção do conhecimento condizente com as necessidades, possibilidades e potencialidades na construção de vínculos, esclarecimento de dúvidas e promoção da autonomia das gestantes. Foram apontadas fragilidades em relação ao acesso a exames necessários durante o período gestacional e a necessidade de maior adesão das gestantes aos grupos. Identificou-se ainda uma demanda por mais informações sobre temas associados à gestação, em particular ao plano de parto, direito ao acompanhante e direitos trabalhistas das gestantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1962065 - LINA RODRIGUES DE FARIA
Interna - 1218269 - ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
Externa à Instituição - CAROLINE CASTANHO DUARTE - UFSB
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 08:20
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