A PREVENÇÃO QUATERNÁRIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Palavras-chave: Prevenção Quaternária, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação Médica, Atenção Primária à Saúde.
Após um século e meio de avanços tecnológicos consideráveis em todas as áreas, inclusive no setor da saúde, a indústria biomédica tornou-se um ator poderoso no campo da atenção à saúde, onde seus produtos são utilizados em excesso, relegando o vínculo terapêutico a segundo plano no processo de trabalho. A prevenção quaternária (P4) se insere em um contexto onde há uma hiperutilização de tecnologias duras, contribuindo para os altos índices de morbimortalidade decorrentes da realização de procedimentos desnecessários. A P4 foi desenvolvida por Marc Jamoulle, em 1986, para prevenir eventos adversos e proteger os pacientes de intervenções médicas desnecessárias. Para isso, propôs outras alternativas do ponto de vista terapêutico e ético. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo de discutir o conceito da Prevenção Quaternária na história da medicina e do ensino médico. Pretende-se responder a seguinte questão de investigação: Como a prevenção quaternária no ensino médico pode contribuir para a formação de futuros profissionais críticos, capazes de refletir sobre a sua prática, comprometidos em primeiramente não prejudicar os seus pacientes, buscando a melhor alternativa terapêutica efetiva e aceitável para o paciente? Para isso, será realizada uma revisão de literatura e análise documental nos Planos de Curso de quinze faculdades de medicinas brasileiras e internacionais, para identificar a presença da prevenção quaternária e/ou de temas relacionados, a integração entre eles e os métodos pedagógicos utilizados nessas universidades.