PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA MACHADO ARAGÃO

DISCENTE : MARIANA MACHADO ARAGÃO
DATA : 23/03/2018
LOCAL: Campus Sosígenes Costa

O DESAFIO DA AUTONOMIA/AUTOCUIDADO DO SUJEITO E A MEDICALIZAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO NA SAÚDE DA FAMÍLIA.

Palavras-chave: Autonomia. Autocuidado. Uso excessivo de produtos e serviços de saúde. Estratégia Saúde da Família. Estudo de Caso.

Introdução: Enfrentar a alta demanda das unidades de saúde gera inúmeras estratégias pelas Equipes de Saúde da Família, em um desafio constante para garantir que a autonomia e o autocuidado sejam ferramentas utilizadas no cuidado integral. Percebe-se que a alta procura dos usuários dos serviços de saúde, habitualmente reflete uma diminuição relevante da autonomia/autocuidado desses sujeitos, e uma expansão da medicalização social. Destarte, a assistência à saúde deve ter em suas atribuições o incentivo à autonomia, de maneira que o indivíduo possa exercer livremente sua vontade, na busca do seu próprio cuidado e capaz de decidir sobre como agir, da melhor maneira para si, com suas próprias ferramentas, livre da ciência hegemônica. No campo da saúde, entende-se que esses conceitos relacionais são capacidades do sujeito, que o tornam apto a agir sob sua liberdade de escolha, com o propósito do seu bem-estar. Objetivo: Analisar a busca da autonomia/autocuidado dos sujeitos na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e os desafios a vencer na luta contra a medicalização social; Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório, tipo estudo de caso, pretende utilizar seu próprio território de saúde como cenário, a ESF, para desvendar o problema da autonomia/autocuidado do sujeito e as possíveis estratégias de resolutividade para contestar a medicalização social. Será desenvolvido com os usuários e profissionais médicos e da enfermagem de quatro equipes saúde da família de uma unidade de saúde do município de Camaçari, Bahia. Usará as técnicas de observação participante e pesquisa de prontuários para o registro e análise dos dados.

Presidente - 1218269 - ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
Interno - 2234106 - LUIZ ANTONIO DE CASTRO SANTOS