Banca de DEFESA: MATHEUS BEZERRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MATHEUS BEZERRA DE OLIVEIRA
DATA : 15/07/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://meet.google.com/wme-iizy-scy

Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus - BA

Direito à educação ambiental. Educação Indígena. Legislação educacional. Meio Ambiente. Políticas Públicas.

O objetivo maior da Educação Ambiental é fomentar a conservação da biodiversidade, considerando também a auto-realização individual, social e comunitária, por meio de práticas que desenvolvam beneficios ao meio ambiente e a qualidade de vida, por isso o reconhecimento da sua importância é cada vez maior em toda sociedade. A presente pesquisa busca identificar como se dão as práticas pedagógicas de educação ambiental no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo em Ilhéus – BA. A partir disso, pretende-se compreender se há na instituição educacional reflexos dos efeitos jurídicos e sociais previstos nos dispositivos legais que garantem a promoção da educação ambiental, além da conscientização para preservar o meio ambiente e retomar a própria identidade étnica. Aplicou-se uma metodologia qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, por meio da Matriz de Indicadores de Educação Ambiental para Avaliação da Sustentabilidade Socioambiental na Escola. Além disso, incluiu questionários e entrevistas com professores, gestores e lideranças da escola e da comunidade ao seu entorno, no intento de produzir um estudo de caso da Educação Ambiental Indígena na escola supracitada que está localizada em uma comunidade indígena Tupinambá. Contrastando os dados obtidos com as legislações e Políticas Públicas em vigor. Assim o trabalho pretende dar um retorno ao Poder Público e às instituições de ensino, à sociedade, de maneira especial à população local, sobre a realidade da EA em uma escola indígena, suas especificidades, necessidades e potencialidades, e como isso pode ser melhorado. Destaque-se que no decorrer da pesquisa percebeu-se a EA existente na escola possui importantes saberes e práticas que podem ser replicadas em outras escolas e assim contribuir para implementação de uma EA crítica, transversal e contínua.

Presidente - 1148011 - ALESSANDRA BUONAVOGLIA COSTA PINTO
Interno - 1782304 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS