Uma análise do processo de elaboração do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal do Sul da Bahia à Luz da Educação Ambiental.
Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Ambientalização Universitária
Promover a sustentabilidade na administração pública é um grande desafio, pensando nisso o Governo Federal brasileiro publicou o decreto n° 7.746/12, estabelecendo critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, cabendo a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes a elaboração e implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentável -PLS. Ao compreender que as Instituições Federais de Ensino Superior-IFES, podem ser boas referências, uma vez que dispõe de corpo técnico com maior grau de instrução entre as autarquias da administração pública. Esta pesquisa olhou para 67 IFES ligadas a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior-ANDIFES, com intuito de construir o estado da arte de PLS no universo das IFES. Na sequência direcionamos o olhar para o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, com suporte metodológico da pesquisa-ação-participante, buscando contribuir, registrar e analisar o processo de elaboração do PLS da UFSB, apontando a importância em definir a educação ambiental como iniciativa a ser observada dentro do plano, trazendo um olhar crítico ajustado a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA.