Banca de DEFESA: CHRISTIANE FERREIRA DE SOUZA MACENA

DISCENTE : CHRISTIANE FERREIRA DE SOUZA MACENA
DATA : 21/02/2022
LOCAL: meet.google.com/pbu-ptxh-uqf

Como crianças entre 7 e 11 anos percebem e se conectam com a natureza em tempos de pandemia

Conectividade com a natureza. Infância. Experiências na natureza. Covid-19.

Os problemas ambientais constituem um dos desafios mais significativos que a humanidade enfrenta atualmente e, nesse cenário, as crianças são importantes agentes de transformação, uma vez que estudos sugerem que aquelas que se percebem mais conectadas à natureza tendem a apresentar comportamentos pró-ambientais na vida adulta. O estudo da conexão com a natureza objetiva melhor entender e explicar os elementos que influenciam ou interferem na relação entre natureza e ser humano. O construto conexão com a natureza compreende um conceito multidimensional de relacionamento com o mundo natural, remetido a uma ligação cognitiva, afetiva e experiencial. Essa conexão contribui para o desenvolvimento saudável das crianças, promove bem-estar e influencia em comportamentos ambientalmente amigáveis. O presente estudo investigou a percepção e o contato com a natureza de 50 crianças com idade entre 7 e 11 anos completos, estudantes do ensino fundamental em uma escola privada em Porto Seguro (BA), antes e durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou o grupo focal metapresencial como técnica para coletar os dados. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os dados quantitativos são apresentados como nuvem de palavras. Os resultados revelam que as crianças compreendem natureza como um lugar às vezes distante do seu cotidiano. Entretanto, compreende um lugar de diversão, lazer e descanso, benéfico para o bem-estar, com destaque para sua importância funcional e utilitária. Aspectos do mundo natural relativos aos elementos bióticos e abióticos foram destacados para conceituar a natureza, além de fenômenos naturais. Os elementos bióticos (vegetais) estão entre as palavras mais citadas. Cerca de 76% das crianças se consideram parte da natureza, o que presume uma dimensão cognitiva de conexão. O contato das crianças com a natureza (dimensão experiencial) acontece enquanto brincam em ambientes naturais, quando cuidam, ajudam e convivem com o meio natural. Ao todo, 80% das crianças acreditam que tiveram contato frequente com a natureza durante a pandemia, sendo que 28% apontam que tais experiências aumentaram durante a pandemia em razão de terem mais tempo livre e perceberem a importância de se manterem conectadas. Além disso, 42% das crianças sentiram falta do contato com a natureza no período da pandemia. Dez ideias centrais foram identificadas em discursos que mostram o interesse das crianças em estarem em contato com a natureza em um contexto pós-pandemia. Portanto, assumimos que os dados podem subsidiar políticas públicas e estratégias educacionais que favoreçam maior contato e conexão com a natureza, potencialmente minimizando os impactos da pandemia de Covid-19 sobre as crianças.

Presidente - 1782304 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS
Interno - 1553832 - JORGE ANTONIO SILVA COSTA