Banca de DEFESA: EDSON PESCA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON PESCA DE JESUS
DATA : 31/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/wvf-hkrj-bxb
TÍTULO:

Desafios e Perspectivas da Educação Ambiental nas escolas do campo da comunidade de Vera Cruz, Porto Seguro, Bahia.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Escola do Campo; Agroecologia; Projeto Político Pedagógico.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A Educação Ambiental, no âmbito das Escolas do Campo, enfrenta atualmente muitos desafios a serem investigados. Principalmente, em escolas situadas em comunidades essencialmente agrícolas, onde o predomínio da monocultura impacta o meio socioambiental.
Todavia, nos últimos anos, surgem boas perspectivas à Educação Ambiental nas escolas do campo, que pressupõem um ensino crítco voltado para a formação social e política dos sujeitos do campo. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou conhecer os desafios e perspectivas do ensino de Educação Ambiental nas escolas do campo da comunidade de Vera Cruz, a partir da análise do plano escolar mais comumente chamado de P.P.P (Projeto Político Pedagógico). Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada na pesquisa qualitativa, sobre tudo a partir das postulações da Pesquisa Bibliográfica, da Análise Documental e da Observação Participante. O trabalho em destaque está organizado no formato Multipaper, composto por dois artigos. Os dados foram coletados em três escolas do campo da comunidade de Vera Cruz no município de Porto Seguro/Ba: as escolas municipais Alcides Faustino Santos, Chico Lage e Tiradentes. Para subsidiar teoricamente a discussão da temática, aportamos nos estudos dos seguintes autores: Arroyo (1999; 2014), Buzcenko (2019), Caldart (2002; 2003), Carvalho (2008), Dias (2004), Fernandes (2008), Freire (1987), Gadotti (2002), Jacobi (1994), Leff (2001); Loureiro (2009), Molina (2004), Sato (2001), Sorrentino (2005), Zakrzevski (2004), dentre outros. A revisão de literatura teve por base os campos da Educação Ambiental, Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico e da Agroecologia. Os resultados revelaram inadequações do PPP em relação às diretrizes da Educação do Campo e à ineficiência na formação docente voltada para a Educação
Ambiental, identificando esses como desafios para o ensino de Educação Ambiental nas escolas do campo da comunidade pesquisada. Por outro lado, o estudo também apontou o ensino de Agroecologia como uma perspectiva bem-sucedida para a Educação Ambiental nessas escolas.Espera-se que as reflexões e os resultados obtidos possam contribuir para a adequação dos PPP das escolas pesquisadas, bem como estimular discussões sobre a temática abordada. A pesquisa ressalta a importância de uma abordagem integrada, que promova a formação social e política dos sujeitos do campo, a fim de superar os desafios e avançar nas práticas de Educação Ambiental nas escolas do campo da comunidade de Vera Cruz.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148011 - ALESSANDRA BUONAVOGLIA COSTA PINTO
Interno - 1782304 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS
Externo à Instituição - LEONARDO THOMPSON DA SILVA - IFBA
Externo à Instituição - NEILTON CASTRO DA CRUZ - SME
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod