O Papel da Natureza nas Brincadeiras e nos Espaços do Brincar em um Contexto Escolar Infantil
Criança; Contato com a natureza; Experiências na natureza; Infância; Psicologia ambiental.
Os espaços e brincadeiras na natureza têm um impacto significativo na saúde e no bem-estar de crianças, com benefícios cognitivos identificados por vários estudos. O espaço escolar que contempla a natureza ou oportuniza experiências com elementos naturais e outros territórios educativos mais verdes favorecem às crianças experiências sensíveis, ricas em sentidos, vínculos e descobertas. Considerando-se a importância do brincar e do contato com a natureza para o desenvolvimento da criança, o presente estudo parte da seguinte questão central: Qual é o papel da natureza nas brincadeiras e nos espaços do brincar de crianças de 4-6 anos em um contexto escolar? A partir disso, hipotetiza que a natureza e seus elementos biofísicos ocupam um lugar central nas brincadeiras e na percepção sobre os espaços do brincar pelas crianças. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. O local de estudo, selecionado por conveniência, consiste em uma escola da rede privada em Porto Seguro (BA) que possui espaços e elementos biofísicos de natureza, e pátio descoberto. Os sujeitos de estudo serão ao menos 20 crianças com faixa etária entre 4 e 6 anos, independente de gênero, regularmente matriculadas na escola escolhida. A coleta de dados incluirá a observação livre da rotina da escola, com registros em diário de campo; a observação e análise da interação das crianças nos espaços para o brincar e grupo focal com uso de fotografias do espaço escolar. A análise de dados incluirá análise descritiva a partir do diário de campo, para as observações, e análise de conteúdo, com uso do software Maxqda, para os dados verbais dos grupos focais. Espera-se que os resultados contribuam para as discussões acerca dos espaços de natureza para o brincar no ambiente escolar