Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS LINDOLFO NASCIMENTO CRUZ

DISCENTE : LUCAS LINDOLFO NASCIMENTO CRUZ
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Campus Paulo Freite

DESAFIOS DA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE AGRICULTORES FAMILIARES DO EM ALCOBAÇA-BA

Segurança alimentar; Sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável; Agricultura familiar; Políticas públicas.

Em Alcobaça, no extremo sul baiano, a silvicultura do eucalipto passou de 8,2% em 1984 a 37,6% em 2017 na ocupação de terra, em contraponto houve uma redução da área florestal (arbustiva e florestal) de  SDUD  ,%*(   +i XPD HVSpFLH GH ³LOKDPHQWR´ GDV FRPXQLGDGHV UXUDLV WUDGLFLRQDOPHQWH estabelecidas na localidade por causa do avanço da cultura do Eucalipto. Esse isolamento, social e físico associado à migração para áreas urbanas o que tem participação no desordenamento socioprodutivo e desterritorialização dos agricultores. O objetivo do presente estudo será analisar a situação da (in)segurança alimentar e nutricional em agricultores domiciliados na área rural do município de Alcobaça-BA. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e exploratório transversal, de natureza mista o qual serão selecionados indivíduos que estejam dentro da categoria da Agricultura Familiar que responderão a um questionário e participarão de avaliação antropométrica. Serão coletados dados sociodemográficos dos participantes como idade (anos), sexo, escolaridade (anos), estado civil (casado/união estável, separado/divorciado, solteiro e viúvo), composição familiar, ocupação dos membros da família, renda familiar média (em reais), e forma de transporte da produção agrícola e se possui Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Dados quanto a questão ambiental farão parte do questionário a fim de obter informações sobre a relação com a saúde integral: acesso à água tratada, coleta e tratamento do esgoto, destino do lixo doméstico e utilização de defensivos na lavoura. Será adotado o questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e a frequência da disponibilidade e do consumo alimentar serão coletados com o uso do Questionário de Frequência Alimentar (QFA). A mensuração antropométrica e o diagnóstico nutricional ocorrerão segundo as recomendações adotadas pelo Sistema de Vigilância Nutricional e Alimentar do Ministério da Saúde (SISVAN) que adota as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A seleção dos indivíduos considerará a quantidade de 2431 unidades rurais que possuem Cadastro Ambiental Rural. Será utilizado um nível de confiança de 95% e cinco pontos percentuais como erro aceitável. As informações serão consolidadas num banco de dados, extraídas do questionário e armazenadas em planilha eletrônica. Os dados coletados serão analisados e comparados com os índices nacionais e estaduais. Será aplicada estatística descritiva e inferencial por meio do software SPSS. O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB.

Presidente - 1716815 - GISELE LOPES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES - nullInterna - 3027379 - JANNAINA VELASQUES DA COSTA PINTO
Externa ao Programa - 1968210 - SILVIA KIMO COSTA - null
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 04:36