Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA FIRME PEREIRA

DISCENTE : RENATA FIRME PEREIRA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Campus Paulo Freire

PROGRAMA E-HEALTH DE AUTOGERENCIAMENTO PARA TRABALHADORES COM (RISCO) DE DOR LOMBAR

Autogerenciamento; Dor Lombar; Trabalhadores.

A dor lombar é um importante problema de saúde no mundo, tendo uma elevada prevalência entre trabalhadores. É uma condição complexa que pode ser influenciada por diversos fatores de risco biológicos, psicológicos, sociais, culturais e ocupacionais. Os sintomas de dor e incapacidade físico-funcional decorrentes da dor lombar afetam diretamente a participação no trabalho. Por isso, é importante que intervenções para manejo da dor lombar sejam realizadas em todos os níveis de atenção, incluindo abordagens compatíveis com o contexto ocupacional e com as características dos trabalhadores. O autogerenciamento da dor por meio de intervenções educativas é uma abordagem capaz de atender essa necessidade. Neste caso, os trabalhadores devem ter acesso ao conhecimento de sua própria experiência de dor (auto-avaliação) e também à conteúdos e informações relacionados à neurofisiologia da dor e aos fatores que a modulam (educação em dor). O uso de um aplicativo para entrega do programa de educação em dor parece ser uma solução inovadora, de fácil acesso capaz de gerar no trabalhador uma aprendizagem significativa para que ele possa avaliar e intervir sobre seu estado de saúde.         Objetivo: Desenvolver um programa de educação em dor a ser entregue no formato digital (E-Health) por meio de um aplicativo para dispositivos móveis para trabalhadores com dor lombar.         Métodos: O projeto será realizado em 3 etapas. A etapa 1 está voltada para o desenvolvimento conceitual e estrutural do programa de autogerenciamento; a etapa 2 destina-se ao desenvolvimento do protótipo do aplicativo móvel a ser utilizado para a entrega do programa; e, por fim, a etapa 3 destina-se a avaliação da aceitabilidade e viabilidade o protótipo. Cada etapa possui um método próprio que segue diretrizes e critérios estabelecidos por recomendações internacionais e nacionais.         Resultados Preliminares: O resultado da etapa 1 foi o desenvolvimento da estrutura conceitual do programa de autogerenciamento por meio de um modelo que articula as abordagens de intervenção para a prevenção e controle da dor lombar. Cada abordagem possui instrumentos de auto-avaliação e conteúdos específicos selecionados com base no modelo biopsicossocial, no caminho da recuperação e na Diretriz Holandesa Multidisciplinar de Saúde Ocupacional. Na etapa 2 foi desenvolvido o protótipo do aplicativo para dispositivos móveis com a escolha da plataforma, familiarização das funcionalidades, perguntas norteadoras, instrumentos de auto-avaliação e banco de dados próprio do aplicativo. A etapa 3 está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023.

Externo à Instituição - JOSÉ FELIPE JANDRE REIS - IFRJ
Interna - 1623806 - GRASIELY FACCIN BORGES