Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOELLA PEREIRA DE SOUZA

LOCAL: CPF SEDE - remoto

O tratamento da Leishmaniose Tegumentar em crianças

Tratamento; Leishmaniose; Infância.

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos dessa doença. Desta maneira, o tratamento terapêutico é desafiador, em especial para: gestantes, lactantes, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e indivíduos com sistema imunológico deprimido. Com arsenal medicamentoso constituído principalmente de drogas parenterais, e com frequentes efeitos colaterais, a busca por orientação terapêutica para essa doença que, acontece predominantemente em zona rural, se depara com a precariedade na estrutura de saúde, especialmente para a população pediátrica.  Objetivo: realizar uma revisão sistemática da literatura para descrever os principais tratamentos utilizados na Leishmaniose Tegumentar em crianças e suas implicações. Metodologia: tratar-se-á de uma revisão sistemática da literatura sobre os tratamentos utilizados na Leishimaniose Tegumentar nos últimos dez anos. A seleção seguirá na forma de fluxo, conforme as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), com o Acrônimo PICOS definindo os critérios de elegibilidade o público infantil, tratamentos disponíveis, cuidado de suporte, recidivas e cura.  A busca eletrônica acontecerá nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED, utilizando o operador booleano AND com a combinação dos seguintes descritores: “leishmaniasis", "treatment" e “childhood”. Serão excluídos estudos abertos, artigos de revisão e relatos de caso, sendo selecionados apenas os ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e placebo controlados sobre os tratamentos utilizados na Leishmaniose Tegumentar nos últimos dez anos. A Classificação qualidade da evidência será avaliada por meio do sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE), que é um sistema de classificação de qualidade da evidência baseado em critérios definidos. O sistema GRADE compreende quatro categorias principais: alta, moderada, baixa e muito baixa. Estas categorias representam o grau de confiança que se pode ter na estimativa do efeito de tratamento. Resultados: Após a realização da estratégia de busca, evidenciou-se a totalidade de 338 artigos encontrados. Foi realizado a construção de um diagrama de fluxo (PRISMA), atentando-se aos critérios de elegibilidade permanecendo para o estudo até o devido momento 43 artigos escolhidos. Dentro desse quantitativo escolhido, foi evidenciado que a Leishmaniose Tegumentar abrange toda a faixa etária, sendo a população pediátrica com um percentual significativo. Quanto ao tratamento ofertado, o antimonial pentavalente (Glucantime®) reconhecido como o principal tratamento de escolha, está sendo descartado devido sua baixa eficácia para o público pediátrico. O mesmo apresenta riscos irreversíveis para este público, com sua gama de efeitos colaterais, principalmente o comprometimento cardíaco.

Externo à Instituição - PAULO ROBERTO LIMA MACHADO - UFBA
Interna - 1357205 - ANA PAULA PESSOA DE OLIVEIRA