Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH TAVARES FAGUNDES BECKER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH TAVARES FAGUNDES BECKER
DATA : 04/07/2023
LOCAL: CPF - Sede (meet.google.com/ggp-vvon-xsx)

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NOTIFICADOS POR DENGUE NOMUNICÍPIODE EUNÁPOLIS, ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2022

Dengue, notificações, epidemiológico

A dengue é uma arbovirose de ampla relevância no Brasil e no mundo e que causa importanteimpacto em termos de morbimortalidade. Nas Américas, têm demonstrado uma tendênciaascendente no número de notificações. Dentre os diversos motivos destaca-se o aumentodatemperatura e as mudanças dos níveis pluviométricos, assim como a ineficiência de políticaspúblicas no combate ao vetor. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores predisponentesparaocorrência de notificações de dengue no período de 2017 a 2022. A pesquisa foi desenvolvidaemEunápolis com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que auxiliou coma estratificaçãodosdados epidemiológicos notificados pelo Sistema Nacional de Notificações (SINAN) e SistemadoPrograma Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD). Os dados climatológicos de umidade, pluviosidade e temperatura foram extraídos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Paradescrever as variáveis categóricas serão utilizadas medidas de frequência absoluta e relativaeparadescrever as variáveis numéricas, conforme a aderência à distribuição normal pela aplicaçãodoteste Shapiro Wilk. No período de estudo foram registrados 2778 casos notificados de dengue, dosquais 1810 foram confirmados por métodos laboratoriais ou vínculo epidemiológico. Dentreosconfirmados, 235 foram hospitalizados e um evoluiu para óbito. A faixa etária mais acometidafoientre os 15 a 64 anos. A temperatura média compensada variou entre 20 e 30 graus Celsius. Jáaprecipitação variou de 8,4 a 421mm, com ápices entre os meses de dezembro e janeiro. Oíndicedeinfestação predial (IIP) variou entre 0,3-1,7%. A partir do estudo das notificações é possível traçarum perfil epidemiológico e descrever o comportamento da dengue, no períodoemqueparalelamente, os serviços de saúde foram sobrecarregados pela pandemia de Covid-19.

Presidente - 1822195 - DELIO JOSE MORA AMADOR JUNIOR
Externo à Instituição - JORGE LUIZ FORTUNA - UNEB