Banca de DEFESA: RENATA FIRME PEREIRA

DISCENTE : RENATA FIRME PEREIRA
DATA : 18/12/2023
LOCAL: CPF SEDE - Sala virtual

PROGRAMA E-HEALTH DE AUTOGERENCIAMENTO PARA TRABALHADORES COM (RISCO) DE DOR LOMBAR

Autogerenciamento; Dor Lombar; Trabalhadores.

A dor lombar é um importante problema de saúde no mundo, tendo uma elevada prevalência entre trabalhadores. É uma condição complexa que pode ser influenciada por diversos fatores de risco biológicos, psicológicos, sociais, culturais e ocupacionais. Os sintomas de dor e incapacidade físicofuncional decorrentes da dor lombar afetam diretamente a participação no trabalho. Por isso, é importante que intervenções para manejo da dor lombar sejam realizadas em todos os níveis de atenção, incluindo abordagens compatíveis com o contexto ocupacional e com as características dos trabalhadores. O autogerenciamento da dor lombar é uma abordagem capaz de atender essa necessidade por meio de recursos  educativos. Neste caso, os trabalhadores devem ter acesso ao conhecimento de sua própria experiência de dor (auto-avaliação) e também àconteúdos e informações relacionados à neurofisiologia da dor e aos fatores que a modulam (educação em dor).O uso de um aplicativo para entrega do programa de educação em dor parece ser uma solução inovadora, de fácilacesso capaz de gerar no trabalhador a capacidade de autogerenciamento  para que ele possa avaliar e intervir sobre seu estado de saúde.Objetivo: Desenvolver um programa de Autogerenciamento a ser entregue no formato digital (E-Health) por meio de um aplicativo para dispositivos móveis para trabalhadores com dor lombar. Métodos: O projeto será realizado em 2  etapas. A etapa 1 está voltada para o desenvolvimento conceitual e estrutural do programa de autogerenciamento; a etapa 2 destina-se ao desenvolvimento do protótipo do aplicativo móvel a ser utilizado para a entrega do programa. Resultados Preliminares: O resultado da etapa 1 foi o desenvolvimento da estrutura conceitual do programa de autogerenciamento por meio de um modelo que articula as abordagens de intervenção para a prevenção e controle da dor lombar. Cada abordagem possui instrumentos de autoavaliação e conteúdos específicos selecionados com base no modelo biopsicossocial, no caminho da recuperação e na Diretriz Holandesa Multidisciplinar de Saúde Ocupacional e no aplicativo self back. Na etapa 2 foi desenvolvido o protótipo do aplicativo para dispositivos móveis com a escolha da plataforma, familiarização das funcionalidades, perguntas norteadoras, instrumentos de autoavaliação e banco de dados próprio do aplicativo.

Externo à Instituição - MARCOS RODRIGO TRINDADE PINHEIRO MENUCHI - UESC-BA
Presidente - 2967901 - MARIA LUIZA CAIRES COMPER