Embarcações tradicionais: Diagnóstico da sustentabilidade do uso de madeira utilizada na carpintaria naval na Reserva Extrativista do Cassurubá, Bahia.
Recursos florestais; Patrimônio naval; Saber artesanal
As embarcações são consideradas o principal meio de transporte produzido em madeira no Brasil, salvaguardando uma rica herança cultural sobre o uso dos recursos florestais. Fazem parte do patrimônio naval representado pelos barcos tradicionais, e em contrapartida, é um dos segmentos mais ameaçados do patrimônio brasileiro. Mediante esses fatos, a atual pesquisa tem como objetivo diagnosticar a sustentabilidade do uso de madeira para embarcações tradicionais utilizadas na pesca artesanal na Reserva Extrativista do Cassurubá e no entorno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Será feita a partir de entrevistas estruturadas com pescadores, carpinteiros e comerciantes e se dará através de tablets com o software gratuito Open Data Kit (ODK), que permite o armazenamento dos dados registrados. Pretende-se com isso elaborar uma dissertação que servirá como uma enciclopédia documentada acerca do conhecimento que até então é inerente aos mestres da carpintaria naval do
Extremo Sul Baiano, promovendo a valorização do saber artesanal, da cultura, da pesca local e do turismo náutico na região.