Banca de QUALIFICAÇÃO: KESSIA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KESSIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 17 da UFSB/CPF / https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/taina-soraia-muller
TÍTULO:

Embarcações tradicionais: Diagnóstico da sustentabilidade do uso de madeira utilizada na carpintaria naval na Reserva Extrativista do Cassurubá, Bahia.


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos florestais; Patrimônio naval; Saber artesanal


PÁGINAS: 80
RESUMO:

As embarcações são consideradas o principal meio de transporte produzido em madeira no Brasil, salvaguardando uma rica herança cultural sobre o uso dos recursos florestais. Fazem parte do patrimônio naval representado pelos barcos tradicionais, e em contrapartida, é um dos segmentos mais ameaçados do patrimônio brasileiro. Mediante esses fatos, a atual pesquisa tem como objetivo diagnosticar a sustentabilidade do uso de madeira para embarcações tradicionais utilizadas na pesca artesanal na Reserva Extrativista do Cassurubá e no entorno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Será feita a partir de entrevistas estruturadas com pescadores, carpinteiros e comerciantes e se dará através de tablets com o software gratuito Open Data Kit (ODK), que permite o armazenamento dos dados registrados. Pretende-se com isso elaborar uma dissertação que servirá como uma enciclopédia documentada acerca do conhecimento que até então é inerente aos mestres da carpintaria naval do
Extremo Sul Baiano, promovendo a valorização do saber artesanal, da cultura, da pesca local e do turismo náutico na região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149467 - TAINA SORAIA MULLER
Interna - 1156996 - LIVIA SANTOS LIMA LEMOS
Interno - 2250633 - FREDERICO MONTEIRO NEVES
Interno - ***.525.415-** - FERNANDO RIOS DE SOUZA - UFSB
Interno - 1216239 - ANDERS JENSEN SCHMIDT
Notícia cadastrada em: 20/01/2023 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod