Banca de DEFESA: MAYLSON CARLOS TOKASE NASCIMENTO

DISCENTE : MAYLSON CARLOS TOKASE NASCIMENTO
DATA : 30/05/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/wanderley-de-jesus-souza

A Aplicação do Lean Production como Estratégia para Minimizar Desperdícios na Agricultura Familiar.

Necessidades Humanas, Pequenas Comunidades, Metas Globais, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Rural Sustentável, Perdas, Ciclo Produtivo.

No passado, a agricultura focava nas necessidades humanas, mas diante da demanda de mercado, o campesinato teve que se (re)organizar para atender diversos mercados, surgindo a agricultura familiar como catalisador para desenvolver pequenas comunidades, indo além da mera subsistência. No entanto, o desafio global de reduzir as elevadas taxas de desperdício alimentar, especialmente em frutas e hortaliças, persiste. Apesar de o Brasil se destacar entre os maiores produtores mundiais de hortaliças, as perdas ao longo da cadeia produtiva são notáveis. Este estudo aborda o problema aplicando os princípios do modelo Lean Production na produção de hortaliças em uma propriedade de agricultura familiar em Helvécia, Bahia, usando ferramentas como Análise SWOT, diagrama de Ishikawa e PDCA. A pesquisa é relevante devido ao papel crucial da agricultura familiar na promoção da saúde, segurança alimentar e redução da fome, destacando a importância de estratégias para minimizar o desperdício de alimentos e contribuir para as metas globais de sustentabilidade e desenvolvimento rural sustentável. Uma revisão narrativa de literatura revela como a agricultura familiar se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, com foco na redução da pobreza e fome. Uma revisão bibliométrica entre 2014 e 2021 examina as contribuições dos agricultores familiares para os ODS e investiga práticas para mitigar perdas de alimentos na produção familiar, empregando metodologia qualitativa. Destaca-se o impacto positivo da Década da Agricultura Familiar (2019-2028) nas publicações acadêmicas, alinhando-se com os ODS. Resultados ressaltam a necessidade de fortalecer os diversos grupos na agricultura familiar para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e alcançar as metas da Agenda 2030. A agricultura familiar, impulsionada pela globalização e inovações, enfrenta desafios na gestão de processos e implementação de tecnologias. A filosofia da manufatura enxuta surge como abordagem revolucionária para eliminar perdas e desperdícios, proporcionando benefícios às organizações agrícolas familiares.

Presidente - 1955874 - WANDERLEY DE JESUS SOUZA
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 1233273 - GIVANILDO DA SILVA NERY - UFSBExterna ao Programa - 1197643 - MARCIA NUNES BANDEIRA RONER - UFSBExterno à Instituição - JONATHAN DE OLIVEIRA MOLAR - UNEB
Externo à Instituição - GERSON DOS SANTOS LISBOA - UFG