Apresentação

D. H. Lawrence descreve em um texto delicado o que é a poesia e, por meio dele, somos capazes de compreender o que ela pode fazer com a humanidade em tempos difíceis: os seres humanos não estão acostumados ao caos, diferentemente dos animais, eles/elas evitam o caos. O caos é o sem nome, são apenas intensidades de forças livres e o ser humano com medo do caos cria uma abóbada, um imenso guarda-chuva para se proteger dele e, no interior desse guarda-chuva, ele/ela cria uma espécie de céu estrelado e fica ali, abrigado/a, até o dia em que aparece um/a poeta e rasga esse guarda-chuva. Quando esse furo é feito, entra uma lufada de ar do caos e as pessoas se oxigenam até que alguém corre, faz um remendo nessa abóbada e esse ciclo recomeça. 


O/a contador/a de histórias é esse/a poeta que rasga o céu e permite a entrada das histórias que são como essa lufada de ar.


E foi inspirado na metáfora de Lawrence que um grupo de pesquisadores/as interessados/as na narração de histórias se juntaram para rasgar o céu e permitir que possamos respirar uma lufada de ar durante o “Redemoinho de Saberes: Jornada de Pesquisa em Narração de Histórias”, cujo principal objetivo é reunir, no período de 03 a 06/11/2021, pesquisadores/as de pontos diversos do país interessados/as nesse saber ancestral que se materializa na voz de narradores/as oriundos/as de diferentes percursos formativos.


Trata-se de um evento interinstitucional, que se materializará de forma online e gratuita e ocorrerá ao longo de quatro dias, acolhendo artistas, estudantes, professores/as e pesquisadores/as que agregam em seus estudos e experiências múltiplas dimensões vinculadas ao ato de narrar, apresentadas e partilhadas em espaços diversos tais como mesas, conferências, rodas de conversa com mestres narradores/as, sessões de comunicação e performances assíncronas. 


A Jornada está estruturada em três eixos: Saberes e percursos de mestres e mestras da narração oral; Diversidade e práticas narrativas; Diversidade de experiências formativas de narradores/as de histórias.


O evento ainda pretende contribuir para estabelecer as bases para a criação de um coletivo nacional de pesquisa em narração de histórias que agregue os/as pesquisadores/as e suas respectivas investigações, potencializando a pesquisa e a produção bibliográfica sobre o tema, ações de divulgação científica, projetos de pesquisa interinstitucionais, ações de extensão, entre outros.