Palestrante

SANDRA LESSA

Mestre em Artes da Cena pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp onde desenvolveu a pesquisa “O Narrador está em quem ouve: o estudo de histórias de vida no trabalho do ator-performer” (NEA Edições Acadêmicas: 2015). Publicou o livro de contos “O Farol das Ilhas: histórias de vida para além de um hospital (Arte Despertar: 2020). 

Trabalha há 15 anos em parceria com o Instituto Museu da Pessoa de São Paulo escrevendo e narrando as histórias de vida de seu acervo. Integra a equipe de artistas da Associação Arte Despertar há 18 anos ouvindo e narrando histórias dentro de hospitais públicos e filantrópicos de São Paulo e integra a equipe de artistas que realizam workshops de humanização hospitalar destinados aos trabalhadores da saúde.

Integra o corpo docente da pós-graduação “Narrativas Artísticas” e “Gesto da Escrita” na A Casa Tombada ministrando aulas sobre memória biográfica e arte. Neste local desenvolveu os cursos livres “Narrativas Adormecidas”, “O rito de passagem das fotografias” e “Biografêmeas: um carteado com o passado feminino. 

Em 2019 dirigiu o espetáculo da Cia Palco “Peça para lembrar” espetáculo itinerante na comunidade que contava a memória de moradores do Jaguaré. Trabalhou como atriz nas cias “Estelar de Teatro”, Cia Truks Teatro de Bonecos, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. 

Como ministrante de curso organizou os livros "E Era Tudo Verdade: coletânea de histórias de vida (Biblioteca Hans Christian Andersen: 2016) e "Narradores de Vida" (Museu da Pessoa: 2017). Como artista percorreu o Brasil, Europa, América Latina e México, pesquisando e atuando com a escuta e a palavra poética.

Criação oral na contemporaneidade

--

Sala Baba Yaga   Conferência 2 - Criação oral na contemporaneidade - 04/11/2021 11:30 - 13:00