JOSILEY FRANCISCO DE SOUSA

É professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Fez estágio de pós-doutorado no Instituto Caro y Cuervo, em Bogotá, na Colômbia (2018-2019). Desenvolve pesquisas com enfoque em expressões poéticas da voz e tradições orais. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. É contador de histórias e, além de se apresentar em eventos e espaços artísticos, ministra cursos e oficinas sobre a arte de narrar histórias. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, literatura, performance, arte verbal oral, memória e educação indígena.

--

Sala Vasalisa   Mesa 6 - Como a narração oral tem transitado dos espaços etnoformativos para a universidade - 05/11/2021 09:00 - 10:30