Programação

AULA

TEXTO

OUTROS

03 de setembro

O negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo e do culturalismo racialista nos estudos da linguagem- https://drive.google.com/file/d/1An8vDbhHf429-TiGq9mzaBb-dv-0WcLs/view?usp=sharing 

Divisão dos grupos

10 de setembro

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. 1 ed. Belo Horizonte: Letramento, 2019. Cap. 1 e 2.

 

 

FANON, F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. Intrdoução e 1 capítulo

 

MOURA, C. O Negro, de bom escravo a mau cidadão. Rio de Janeiro: Conquista, 1977.

p. 17-99

Apresentação de seminário por grupo

 

Discussão do texto. Zona do ser, zona do não-ser.

 

Racismo no Brasil: entre racismo e racialismo.

17 de setembro

MELO, Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 65-81, 2015.

https://drive.google.com/file/d/11Q1cvqzLie5-rWHmkoz4ZA3PwQGMn8-T/view?usp=sharing

 

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. 1 ed. Belo Horizonte: Letramento, 2019. Cap. 1 e 2.

 

 

CESAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Porto: Cadernos para o diálogo, 1971.

 

 

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Discussão teórica: Humanismo e racismo.

 

Sequência didática

 

Construção de uma sequência didática racista/ antirracista

 

Elencar tópicos linguísticos racistas e antirracistas: NURC, falante ouvinte branco ideal, atlas linguístico, inglês britânico, inglês americano, português como espanhol mal falado

24 de setembro

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas. Revista da ABPN, V. 6, N. 14, P. 236-263, 2014

 

MBEMBE. A. As Formas Africanas de

Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, no 1, 2001, pp. 171-209

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Apresentação de algumas sequências didáticas

 

Críticas às sequências didáticas pelo grupo

01 de outubro

 

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de; OLIVEIRA, M. L. C. ; GATTOLOIN, S. R. O. ; BARROS, A. E. C. ; SAITO, R. . Parceria acadêmica e esperança equilibrista: uma conversa com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. 2019.https://drive.google.com/file/d/11Trr-bRq6IhBwbs_kA0xJh8h7lVrKfve/view?usp=sharing

 

NASCIMENTO, Gabriel. Entre o Lócus de enunciação e o Lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 58-68, 2021. https://drive.google.com/file/d/1JfxSjL3Df56LDx391b0vx2kwU7OZENff/view?usp=sharing

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Lócus de enunciação

 

Lugar de fala

Ensino de línguas

 

Plano de aula- parte 1 – Pensar tópicos

08 de outubro

SANTANA, A. N. Ideologias linguísticas: uma breve análise da BNCC. Revista X, v.15, n.5, p. 74-100, 2020. https://drive.google.com/file/d/15Oi0VNp8B_jOUFGQrLBXs195wqjN3l4W/view?usp=sharing

 

ALMEIDA, R.R. Ideologias (racio)linguísticas

acionadas por estudantes de inglês em um curso de extensão. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.36. https://drive.google.com/file/d/11JXZhym06zRnoApd1MfQubbj2J2zN8bP/view?usp=sharing

 

NASCIMENTO, Gabriel; WINDLE, J. ; PEREIRA, L. M. S. . O nexo de raça e classe no ensino de Língua Inglesa Das ordens de interação às ordens do ser. Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 1, p. 681-707, 2020. https://drive.google.com/file/d/1GQCP1Idw1IxCt2aL0aBZJw8DJhp4OgO3/view?usp=sharing

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Discussão do conceito de perspectivas raciolinguísticas

 

Discussão do conceito de ideologias linguísticas

 

- Apresentação do plano de aula por alguns  - crítica pelos demais

15 de outubro

FERREIRA, A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014. https://drive.google.com/file/d/1etiocArhU_g_QJESVt2DDOLculfTz5VP/view?usp=sharing

 

SOUZA, A.L. S. Linguagem e Letramentos de reexistências: exercícios para  reeducacao  das  relações  raciais na escola. Linguagem em foco, v. 8, n. 2,  2016. https://drive.google.com/file/d/1Kao8hoLcQYlkeblqHlbVQSflQnSvP1Ue/view?usp=sharing

 

 SANTOS, T.O. Tecendo palavras com (desa)fios, resiliências e resistências: reflexões de uma mulher negra e docente acadêmica. Estudios: Filosofía Prática e Historia de las Ideas, v. 22, p. 01-12, 2020.

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Ensaio teórico: reflexões sobre temáticas: Linha de pesquisa 1: Racismo linguístico ; Linha de pesquisa 2: Racismo no ensino de línguas.

 

Entrega I do ensaio teórico

22 de outubro

CAMPOS, Jefferson; INHOTI, A. A. . Demandas do tempo presente na formação de professores de línguas: leitura, escola e algumas contribuições dos Estudos Discursivos Foucualtianos. In: Douglas de Oliveira Domingos; Francisco Vieira da Silva; Luciana Fernandes Nery. (Org.). Diagnósticos do presente: pensar a atualidade com Michel Foucault (E-book). 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2020, v. 1, p. 1-21. https://drive.google.com/file/d/1-OCxfICLn1n8sT9nbeJ0eNe6Dlcmbi_h/view?usp=sharing

 

SOUZA NETO, M. J. Por que pensar hoje em uma educação linguística antirracista? Limites, tensões e possibilidades. Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 1, n. 1, 2021. https://drive.google.com/file/d/11j8uoEcvS10z4RFt8PcsbktfmF0TgZmt/view?usp=sharing

 

 

Cerqueira, Fernanda de Oliveira e Bittencourt, Rômulo Gonçalves. Carne macia com os ossos afiados: epistemicídio e multilinguísmo em hibisco roxo, de chimamanda adichie. Trabalhos em Linguística Aplicada [online]. 2021, v. 60, n. 2. https://drive.google.com/file/d/15qW7WJap9HdZwLN-49N6eFd_nnf2XEux/view?usp=sharing

 

Apresentação de seminário por grupo

 

 

Entrega II do ensaio teórico

29 de outubro

REZENDE, T. F.; LIMA, H. J. ; SILVA, V. E. . Rearticulação do imperialismo linguístico sobre a diversidade linguística indígena. Revista X, v. 14, p. 42, 2019. https://drive.google.com/file/d/1Ua4HOmWO2xY6R1LTFRah4FydPJdAIS-y/view?usp=sharing

 

VERONELLI, G.A. ;DAITCH, S.L. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80-100, 2021. https://drive.google.com/file/d/1Q45amTa7DMk4nQOshA4kD1exWEjZAU5F/view?usp=sharing

Devolutiva do ensaio teórico

05 de novembro

Avaliação escrita (estudantes da UFSB)- A avaliação escrita pode ser substituída pelo envio de ensaio teórico com 8 laudas, ficando a responsabilidade do estudante decidir

 

ON DEMAND

 

12 de novembro

Despedida