Programação
AULA |
TEXTO |
OUTROS |
03
de setembro |
O
negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo e do
culturalismo racialista nos estudos da linguagem- https://drive.google.com/file/d/1An8vDbhHf429-TiGq9mzaBb-dv-0WcLs/view?usp=sharing |
Divisão
dos grupos |
10
de setembro |
NASCIMENTO,
G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. 1 ed. Belo
Horizonte: Letramento, 2019. Cap. 1 e 2. FANON,
F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. Intrdoução e 1
capítulo MOURA,
C. O Negro, de bom escravo a mau cidadão. Rio de Janeiro: Conquista, 1977. p.
17-99 |
Apresentação
de seminário por grupo Discussão
do texto. Zona do ser, zona do não-ser. Racismo
no Brasil: entre racismo e racialismo. |
17
de setembro |
MELO,
Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista
da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p.
65-81, 2015. https://drive.google.com/file/d/11Q1cvqzLie5-rWHmkoz4ZA3PwQGMn8-T/view?usp=sharing
NASCIMENTO,
G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. 1 ed. Belo
Horizonte: Letramento, 2019. Cap. 1 e 2. CESAIRE,
A. Discurso sobre o colonialismo. Porto: Cadernos para o diálogo, 1971. |
Apresentação
de seminário por grupo Discussão
teórica: Humanismo e racismo. Sequência
didática Construção
de uma sequência didática racista/ antirracista Elencar
tópicos linguísticos racistas e antirracistas: NURC, falante ouvinte branco
ideal, atlas linguístico, inglês britânico, inglês americano, português como
espanhol mal falado |
24
de setembro |
FERREIRA,
Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico:
Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas.
Revista da ABPN, V. 6, N. 14, P. 236-263, 2014 MBEMBE.
A. As Formas Africanas de Auto-Inscrição.
Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, no 1, 2001, pp. 171-209 |
Apresentação
de seminário por grupo Apresentação
de algumas sequências didáticas Críticas
às sequências didáticas pelo grupo |
01
de outubro |
SOUZA,
Lynn Mario Trindade Menezes de; OLIVEIRA, M. L. C. ; GATTOLOIN, S. R. O. ;
BARROS, A. E. C. ; SAITO, R. . Parceria acadêmica e esperança equilibrista:
uma conversa com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. 2019.https://drive.google.com/file/d/11Trr-bRq6IhBwbs_kA0xJh8h7lVrKfve/view?usp=sharing
NASCIMENTO,
Gabriel. Entre o Lócus de enunciação e o Lugar de fala: marcar o não-marcado
e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.
60, p. 58-68, 2021. https://drive.google.com/file/d/1JfxSjL3Df56LDx391b0vx2kwU7OZENff/view?usp=sharing
|
Apresentação
de seminário por grupo Lócus
de enunciação Lugar
de fala Ensino
de línguas Plano
de aula- parte 1 Pensar tópicos |
08
de outubro |
SANTANA,
A. N. Ideologias linguísticas: uma breve análise da BNCC. Revista X,
v.15, n.5, p. 74-100, 2020. https://drive.google.com/file/d/15Oi0VNp8B_jOUFGQrLBXs195wqjN3l4W/view?usp=sharing
ALMEIDA, R.R. Ideologias (racio)linguísticas acionadas por estudantes de inglês em um curso de extensão. Revista
Humanidades e Inovação v.8, n.36. https://drive.google.com/file/d/11JXZhym06zRnoApd1MfQubbj2J2zN8bP/view?usp=sharing
NASCIMENTO,
Gabriel; WINDLE, J. ; PEREIRA, L. M. S. . O nexo de raça e classe no ensino
de Língua Inglesa Das ordens de interação às ordens do ser. Abatirá - Revista
de Ciências Humanas e Linguagens, v. 1, p. 681-707, 2020. https://drive.google.com/file/d/1GQCP1Idw1IxCt2aL0aBZJw8DJhp4OgO3/view?usp=sharing
|
Apresentação
de seminário por grupo Discussão
do conceito de perspectivas raciolinguísticas Discussão
do conceito de ideologias linguísticas -
Apresentação do plano de aula por alguns - crítica pelos demais |
15
de outubro |
FERREIRA,
A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo
PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) -
ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014. https://drive.google.com/file/d/1etiocArhU_g_QJESVt2DDOLculfTz5VP/view?usp=sharing
SOUZA,
A.L. S. Linguagem e Letramentos de reexistências: exercícios para reeducacao
das relações raciais na escola. Linguagem em foco, v. 8,
n. 2, 2016. https://drive.google.com/file/d/1Kao8hoLcQYlkeblqHlbVQSflQnSvP1Ue/view?usp=sharing
|
Apresentação
de seminário por grupo Ensaio
teórico: reflexões sobre temáticas: Linha de pesquisa 1: Racismo linguístico
; Linha de pesquisa 2: Racismo no ensino de línguas. Entrega
I do ensaio teórico |
22
de outubro |
CAMPOS, Jefferson; INHOTI, A. A. . Demandas do
tempo presente na formação de professores de línguas: leitura, escola e
algumas contribuições dos Estudos Discursivos Foucualtianos. In: Douglas de Oliveira
Domingos; Francisco Vieira da Silva; Luciana Fernandes Nery. (Org.).
Diagnósticos do presente: pensar a atualidade com Michel Foucault (E-book).
1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2020, v. 1, p. 1-21. https://drive.google.com/file/d/1-OCxfICLn1n8sT9nbeJ0eNe6Dlcmbi_h/view?usp=sharing
SOUZA
NETO, M. J. Por que pensar hoje em uma educação linguística antirracista? Limites,
tensões e possibilidades. Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e
Literários, v. 1, n. 1, 2021. https://drive.google.com/file/d/11j8uoEcvS10z4RFt8PcsbktfmF0TgZmt/view?usp=sharing
Cerqueira,
Fernanda de Oliveira e Bittencourt, Rômulo Gonçalves. Carne macia com os ossos afiados: epistemicídio e multilinguísmo
em hibisco roxo, de chimamanda adichie. Trabalhos em Linguística Aplicada
[online]. 2021, v. 60, n. 2. https://drive.google.com/file/d/15qW7WJap9HdZwLN-49N6eFd_nnf2XEux/view?usp=sharing
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Apresentação
de seminário por grupo Entrega
II do ensaio teórico |
29
de outubro |
REZENDE,
T. F.; LIMA, H. J. ; SILVA, V. E. . Rearticulação do imperialismo linguístico
sobre a diversidade linguística indígena. Revista X, v. 14, p. 42, 2019.
https://drive.google.com/file/d/1Ua4HOmWO2xY6R1LTFRah4FydPJdAIS-y/view?usp=sharing
VERONELLI,
G.A. ;DAITCH, S.L. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n.
1, p. 80-100, 2021. https://drive.google.com/file/d/1Q45amTa7DMk4nQOshA4kD1exWEjZAU5F/view?usp=sharing
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Devolutiva
do ensaio teórico |
05
de novembro |
Avaliação
escrita (estudantes da UFSB)- A avaliação escrita pode ser substituída pelo
envio de ensaio teórico com 8 laudas, ficando a responsabilidade do estudante
decidir ON
DEMAND |
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12
de novembro |
Despedida |
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