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2 EMENTA DO COMPONENTE
CURRICULAR |
Apresentação do conceito de racismo linguístico.
Línguas modernas versus Línguas naturais. Linguicídio e Linguicismo. Língua
como zona do ser e zona do não-ser. Nomeação colonial. História do Ensino de
línguas no Brasil. Lócus de enunciação. Ideologias lingüísticas. Práticas de
ensino de línguas. Letramento racial. Letramento racial crítico. Cidadania
lingüística. |
3 OBJETIVO GERAL DO
COMPONENTE CURRICULAR: |
Apresentar, problematizar e conceituar racismo
linguístico e suas contribuições para o ensino de línguas. |
3.1 OBJETIVO(S)
ESPECÍFICOS DO COMPONENTE CURRICULAR: |
- Construir o significado de racismo linguístico;
- Desenvolver o entendimento de racismo no ensino
de língua estrangeira; - Desenvolver
a interface entre racismo linguístico e ensino de língua portuguesa; - Desenvolver a interface entre racismo
lingüístico e ensino de língua estrangeira moderna. |
4 DISCRIMINAÇÃO DAS UNIDADES (TEMAS/CONTEÚDOS): |
1. RACISMO NO BRASIL E PENSAMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO ; 2.
RACISMO LINGUÍSTICO; 3. ENSINO DE LÍNGUAS E RACISMO; 4. LETRAMENTO RACIAL E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO. |
5 PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO PROCESSUAL OU
EXAMINAÇÃO, CONFORME FOR O CASO, DO COMPONENTE CURRICULAR: |
Avaliação somativa-examinatória e formativa. Avaliação 1 (4,0) Seminários
construídos/apresentados pelos discentes, em grupo Avaliação 2 (4,0) Avaliação escrita Avaliação 3 (2,0) Participação A frequência será aferida por lista de presença,
que deverá ser assinada pelos alunos e entregue ao final da aula. Frequência
mínima 75%. Limite de faltas 25%. |
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO COMPONENTE CURRICULAR: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FANON, F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. FERRAZ,
D ; DUBOC, A. P.; SOUZA, L. M. M. de . Pesquisas, políticas e práticas
educacionais em curso: conversa com Ana Paula Duboc e Lynn Mario Menezes de
Souza sobre heterogeneidade e normatividade. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2330-2355, 2020. FERREIRA,
A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo
PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) -
ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014. MELO,
Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista da Associação Brasileira de
Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 65-81, 2015. NASCIMENTO,
GABRIEL ; WINDLE, JOEL . O nexo de raça e classe no ensino de língua inglesa:
das ordens de interação às ordens do ser. Abatira, v. 1, p. 1-15, 2020. Nascimento,
Gabriel. ENTRE O LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E O LUGAR DE FALA: MARCAR O NÃO-MARCADO
E TRAZER O CORPO DE VOLTA NA LINGUAGEM. Trabalhos em Linguística Aplicada
[online]. 2021, v. 60, n. 1 [Acessado 5 Agosto 2021] , pp. 58-68. Disponível
em: NASCIMENTO,
Gabriel. O negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo
e do culturalismo racialista nos estudos da linguagem. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 27, p. 68-94, 2020. NASCIMENTO,
Gabriel. Raça e resistência ao racismo em atividades de língua inglesa no Sul
da Bahia. Revista X, v. 14, p.
121-137, 2019. NASCIMENTO,
Gabriel. Racismo linguístico: os
subterrâneos da linguagem e do racismo. 1. ed. Belo Horizonte: Letramento
Editorial, 2019. v. 1. 119p . BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FERREIRA,
A. J. Letramento Racial Crítico Através
de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. 1. ed. Ponta
Grossa: Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p. FERREIRA,
A. J. Narrativas Autobiográficas de
Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da
Linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 288p . MUNIZ,
K. S.. Linguagem, identidade e ação política: o caso das ações afirmativas.. Cadernos NEPRE, v. 02, p. 103-118,
2006. NASCIMENTO,
Gabriel. Os brancos saberão resistir. Revista
ABPN, v. 11, p. 331-347, 2019. SOUZA, A.L. S. LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: poesia,
grafite, música, dança:hip hop. 1. ed. São Paulo:
Parábola Editorial, 2011. v. 1. 176p . |