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[CURSO DE CURTA DURAÇÃO] RACISMO LINGUÍSTICO E RACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS de 03/09/2021 a 12/11/2021




Prof. Dr. Gabriel Nascimento 
Universidade Federal do Sul da Bahia
Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC 
Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo (UFSB)


Toda sexta, das 18h-22h, entre 03 de setembro e 10 de novembro de 2021
Local: Online, pelo Google Meet 

As inscrições vão abrir no dia 16 de agosto de 2021 e vão durar até dia 30 de agosto de 2021. 
Link para inscrição: 

https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml

(Ao entrar lá, procure por nosso curso)

 

2 EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR

Apresentação do conceito de racismo linguístico. Línguas modernas versus Línguas naturais. Linguicídio e Linguicismo. Língua como zona do ser e zona do não-ser. Nomeação colonial. História do Ensino de línguas no Brasil. Lócus de enunciação. Ideologias lingüísticas. Práticas de ensino de línguas. Letramento racial. Letramento racial crítico. Cidadania lingüística.


3 OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR:

Apresentar, problematizar e conceituar racismo linguístico e suas contribuições para o ensino de línguas.

 

3.1 OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS DO COMPONENTE CURRICULAR:

- Construir o significado de racismo linguístico;

- Desenvolver o entendimento de racismo no ensino de língua estrangeira;

 - Desenvolver a interface entre racismo linguístico e ensino de língua portuguesa;

- Desenvolver a interface entre racismo lingüístico e ensino de língua estrangeira moderna.

 


4 DISCRIMINAÇÃO DAS UNIDADES (TEMAS/CONTEÚDOS):

1.       RACISMO NO BRASIL E PENSAMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO ;

2.       RACISMO LINGUÍSTICO;

3.       ENSINO DE LÍNGUAS E RACISMO;

4.       LETRAMENTO RACIAL E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO.

 

5 PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO PROCESSUAL OU EXAMINAÇÃO, CONFORME FOR O CASO, DO COMPONENTE CURRICULAR:

Avaliação somativa-examinatória e formativa.

Avaliação 1 (4,0) – Seminários construídos/apresentados pelos discentes, em grupo

Avaliação 2 (4,0) – Avaliação escrita

Avaliação 3 (2,0) – Participação

A frequência será aferida por lista de presença, que deverá ser assinada pelos alunos e entregue ao final da aula. Frequência mínima 75%. Limite de faltas 25%.


6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO COMPONENTE CURRICULAR:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

FANON, F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.

FERRAZ, D ; DUBOC, A. P.; SOUZA, L. M. M. de . Pesquisas, políticas e práticas educacionais em curso: conversa com Ana Paula Duboc e Lynn Mario Menezes de Souza sobre heterogeneidade e normatividade. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2330-2355, 2020.

FERREIRA, A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014.

MELO, Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 65-81, 2015.

NASCIMENTO, GABRIEL ; WINDLE, JOEL . O nexo de raça e classe no ensino de língua inglesa: das ordens de interação às ordens do ser. Abatira, v. 1, p. 1-15, 2020.

Nascimento, Gabriel. ENTRE O LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E O LUGAR DE FALA: MARCAR O NÃO-MARCADO E TRAZER O CORPO DE VOLTA NA LINGUAGEM. Trabalhos em Linguística Aplicada [online]. 2021, v. 60, n. 1 [Acessado 5 Agosto 2021] , pp. 58-68. Disponível em: . Epub 14 Maio 2021. ISSN 2175-764X. https://doi.org/10.1590/010318139578611520210313.

NASCIMENTO, Gabriel. O negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo e do culturalismo racialista nos estudos da linguagem. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 27, p. 68-94, 2020.

NASCIMENTO, Gabriel. Raça e resistência ao racismo em atividades de língua inglesa no Sul da Bahia. Revista X, v. 14, p. 121-137, 2019.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. 1. ed. Belo Horizonte: Letramento Editorial, 2019. v. 1. 119p .

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

FERREIRA, A. J. Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p.

FERREIRA, A. J. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 288p .

MUNIZ, K. S.. Linguagem, identidade e ação política: o caso das ações afirmativas.. Cadernos NEPRE, v. 02, p. 103-118, 2006.

NASCIMENTO, Gabriel. Os brancos saberão resistir. Revista ABPN, v. 11, p. 331-347, 2019.

SOUZA, A.L. S. LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: poesia, grafite, música, dança:hip hop. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. v. 1. 176p .