PEDRO ROBERTO JACOBI

Pedro Jacobi possui graduação em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Livre Docente em Educação -USP. Professor Titular Senior do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Presidente da Comissão de Pós Graduação e Coordenador do PROCAM/USP 1998-2000 e 2010-2012). Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador Colaborador do IEA/USP junto ao Programa USP Cidades Globais. Membro do Conselho Estratégico do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Projeto Temático (FAPESP- 2017-2023) Cordenador conjunto de Projeto GovernAgua (2019-2022) Argentina, Brasil, Urguai coordenado pelo Instituto Saras com apoio IAI. Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climaticas. Pesquisador do projeto Res Nexus - Agua, Energia e Alimentação (FAPESP/NWO 2016-2019). Coordenador da equipe brasileira do Projeto Bluegrass - FAPESP/ANR (2014-2018). Foi Coordenador de Projeto Alfa da Comunidade Européia sobre Governança da Água na América Latina e Europa (2005-2009). Membro do Board Internacional do Instituto SARAS (South American Institute for Resilience and Sustainability Studies/Uruguai. Membro da Rede Unitwin- Centro Regional Cambio Climático y Toma de de Decisiones .Membro do Board do Instituto SARAS- Membro da Rede Waterlat. Presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. Foi membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil (2016-2020). Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro do Conselho Editorial das revistas EURE (Santiago) (0250-7161), Environmental Sociology, International Journal of Urban Sustainable Development,Organizações e Sociedade, Pesquisa em Educação Ambiental. Foi presidente da ANPPAS (período 2000-2004). Foi membro do Conselho do Comite de Meio Ambiente e Sociedade da International Sociological Association-ISA (2010-2014). Membro da Diretoria Anppas 2019-2022 como Diretor de Publicações. (Fonte: Lattes/CNPq)

Desafios Atuais para as Publicações Científicas nas Ciências Ambientais