marcio roberto de garcia maia

IJA - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS JORGE AMADO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor Titular (aposentado) do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Itabuna, Bahia, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Física Estatística e Sistemas Complexos - FESC da UFSB/CNPq. Doutor (D. Phil.) em Física e Astronomia (com ênfase em Cosmologia) pela University of Sussex (1994 / Inglaterra), além de Mestre em Engenharia Elétrica (área de Engenharia de Micro-ondas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN / 1985) e Bacharel em Física (UFRN / 1979). Tem ainda Diploma de Aperfeiçoamento em Matemática (UFRN / 1982). Foi Professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN de 1980 a 2008 e do Departamento de Geofísica da UFRN de 2008 a 2014. É membro da International Society on General Relativity and Gravitation (ISGRG), da International Astronomical Union (IAU), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). As áreas principais de atuação no momento são a Gravitação e a Cosmologia (colapso gravitacional e formação de buracos negros e singularidades nuas em modelos com multifluidos; modelos cosmológicos com fluidos interagentes e decaimento do vácuo; universo primordial, energia escura e matéria escura; redes complexas em Gravitação, Geometria e Cosmologia / fenômenos emergentes) e a Teoria Eletromagnética (axiomatização do Eletromagnetismo). Publicou artigos em ondas gravitacionais primordiais, criação de grávitons, modelos cosmológicos com velocidade da luz variável, modelos cosmológicos e de buracos negros baseados em eletrodinâmicas não lineares, modelos cosmológicos não homogêneos, Astrofísica Estelar, Engenharia de Micro-ondas e Ensino de Física. Interessa-se também por novas abordagens no Ensino de Matemática e das Ciências Naturais, especialmente seus aspectos interdisciplinares.
Página do LATTES:
http://lattes.cnpq.br/4770731765905643
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor (D. Phil.) em Física e Astronomia (com ênfase em Cosmologia) pela University of Sussex (1994 / Inglaterra), além de Mestre em Engenharia Elétrica (área de Engenharia de Micro-ondas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN / (1985) e Bacharel em Física (UFRN / 1979). Tem ainda Diploma de Aperfeiçoamento em Matemática (UFRN / 1982). Foi Professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN de 1980 a 2008 e do Departamento de Geofísica da UFRN de 2008 a 2014. É membro da International Society on General Relativity and Gravitation (ISGRG), da International Astronomical Union (IAU), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Gravitação e a Cosmologia (colapso gravitacional e formação de buracos negros e singularidades nuas em modelos com multifluidos; modelos cosmológicos com fluidos interagentes e decaimento do vácuo; universo primordial, energia escura e matéria escura; redes complexas em Gravitação, Geometria e Cosmologia / fenômenos emergentes). Publicou artigos em ondas gravitacionais primordiais, criação de grávitons, modelos cosmológicos com velocidade da luz variável, modelos cosmológicos e de buracos negros baseados em eletrodinâmicas não lineares, modelos cosmológicos não homogêneos, Astrofísica Estelar, Engenharia de Micro-ondas e Ensino de Física. Interessa-se também por novas abordagens no Ensino de Matemática e das Ciências Naturais, especialmente seus aspectos interdisciplinares.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4770731765905643

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Instituto de Humanidades Artes e Ciências Jorge Amado
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Campus Jorge Amado, BR415, Ferradas
Itabuna, BA, 45613-204
Brasil
Sala
---
Telefone/Ramal
36120322
Endereço eletrônico
marciomaia@ufsb.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49