O PAPEL DAS MERENDEIRAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ITABUNA-BA: ALIMENTAÇÃO E IMPLICAÇÕES RACIAIS
PNAE; Alimentação escolar; Merendeiras; Escrevivências.
A presente pesquisa propõe discutir sobre o trabalho das merendeiras na Rede Municipal de Ensino de Itabuna-BA, em diálogo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e seus limites para uma participação mais ampla e efetiva das mesmas, no âmbito da educação no ambiente escolar, bem como as implicações raciais oriundas do contexto histórico de formação social do Brasil. A pesquisa tem como um dos objetivos promover um olhar crítico sobre a alimentação escolar, possibilitando outras perspectivas sobre a atuação das merendeiras. A partir da problematização das questões de raça, classe e gênero, que atravessam a vida e o cotidiano destas profissionais, foi construído um Caderno de Escrevivências sobre o trabalho das merendeiras, como produto educativo, onde exponho experiências que vivi durante o período em que atuei como merendeira (2016-2020), e apresentamos propostas de intervenção para formação das mesmas. Para o produto, foi utilizado o método Escrevivência, elaborado pela escritora e intelectual mineira Conceição Evaristo, que consiste em um tipo de narrativa construída e protagonizada por mulheres negras periféricas que falam de si, ao mesmo tempo em que abarcam a realidade de muitas outras, com o objetivo de tirar da invisibilidade uma realidade silenciada, fissurando a narrativa da história única criada pelo processo de colonização racista.