Criança Negra e processos de aprendizagem: percepções e desafios das famílias negras frente ao racismo
Criança Negra; Racismo; Família; Escola
Esta pesquisa tem como principal preocupação o racismo escolar na perspectiva das famílias de crianças negras atendidas pelo CRAS Joao Paulo II na cidade de Bom Jesus da Lapa – BA. Considerando a família o lugar privilegiado de preparação para a vida social a partir da cultura e do pertencimento racial. O ambiente escolar, é o espaço em que acontece o encontro das diferenças contidas na sociedade, é também na escola que crianças e adultos se deparam cotidianamente com pessoas de origens diferentes, modos diferentes de agir, pensar e ser, assim como estéticas diferentes, aparências diferentes, corpos diferentes, e embora toda essa diversidade seja enriquecedora o processo de aprender e ensinar nem sempre é respeitoso e valorativo para quem traz consigo as marcas negroides como cor da pele preta, cabelos crespos, lábios grossos, nariz largo enfim, o fenótipo negro. Estudar aspectos da vida da criança negra é falar de uma infância especifica, atravessada pela raça e todas as vivencias que a mesma carrega em se tratando de uma sociedade racista como a brasileira. A autoestima da criança negra está intimamente ligada a maneira como sua estética é vista e valorizada pelo meio que a cerca