Banca de DEFESA: TÂNIA GOMES FERREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÂNIA GOMES FERREIRA DA COSTA
DATA : 28/06/2024
LOCAL: CPF - Sede (sala virtual)

PROJETO DE VIDA- UMA PAUTA ANTIRRACISTA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa para conclusão do mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico- Raciais, da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências- IHAC – Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas-Bahia, tendo como objetivo uma pauta antirracista, do componente curricular “Projeto de Vida”, das turmas de Primeira e Segunda séries do Novo Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, locus da pesquisa, localizado na Cidade de Itamaraju-Bahia. Para que a pesquisa fosse realizada foi necessário um aporte teórico bem estruturado e bem robusto, de autores renomados que se debruçaram e se debruçam em defesa da causa dos movimentos negros, do combate ao racismo e que apresentam propostas antirracistas, em que se delineiam a história e trajetória do povo negro, suas fragilidades, seus desafios e suas conquistas, em um cenário de perdas, sofrimentos e restrições causados pela branquitude, numa realidade racista. O percurso metodológico teve como campo de estudo o racismo e as práticas antirracistas através da metodologia Pesquisa-Ação, e como fonte de coleta, as pesquisas Bibliográfica e Documental; e para os relatos dos/as alunos/os foi utilizado o método História de Vida. Ainda em campo metodológico a pesquisa se desenvolveu através do recurso Escuta Ativa, com base nas Metodologias Ativas de Aprendizado. Como produto final, foi construído e está disponibilizado na seção Apêndice um ebook, que tem como objetivo precípuo dar amplitude aos debates e as construções individuais e coletivas, com trabalhos desenvolvidos dentro do planejamento proposto, que servirá de norte dentro da escola locus da pesquisa, como material de suporte pedagógico para profissionais e pesquisadores que tiverem interesse como fonte de pesquisa e orientação no combate ao racismo, com práticas antirracistas, nas relações étnicoraciais. Palavras-Chave: Relações Étnico Raciais. Projeto de Vida. Novo Ensino Médio. Racismo. Práticas Antirracistas.

Presidente - 1148032 - ANDRE DOMINGUES DOS SANTOS
Interno - ***.976.075-** - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB