Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÓRIA LIESNER PACHECO

DISCENTE : GLÓRIA LIESNER PACHECO
DATA : 09/09/2024
LOCAL: Campus Paulo Freire

A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO EM DIÁLOGO COM A VIVÊNCIA DE ALUNAS NEGRO DIASPÓRICAS:

UM ENTRECRUZAR DE NARRATIVAS

escrevivência; literatura; subjetividades.

O presente projeto tem como objetivo principal entrecruzar as escrevivências selecionadas de uma das produções mais percucientes da escritora Conceição Evaristo, o livro “Olhos d’Água” (2014), com as vivências de alunas negro-diaspóricas do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, numa perspectiva dialógica entre a ficção e a vida real, de modo a registrar como a leitura dos contos pode modificar as subjetividades da mulher afro-brasileira periférica dessa região baiana. Trata-se de proposição de pesquisa a ser desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia. Intenciona-se utilizar a escrevivência como método para a pesquisa-intervenção. A proposta de investigação ancora-se na perspectiva de análise das narrativas das discentes, a partir da leitura e recepção dos contos escolhidos da obra evaristiana, com escopo na abordagem da realidade socioeconômica, cultural e de gênero das estudantes, a fim de reverberar os efeitos das distorções referentes à raça, gênero e classe, bem como as suas implicações nas expectativas de vida dessa população feminina, através da voz autobiográfica e testemunhal que revela seu potencial de agenciar emocionalidades num movimento de rompimento com posições outrora subalternas e invisibilizadas.

Presidente - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER
Interno - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Externa ao Programa - 3378224 - MARIA DA GRACA SILVEIRA GOMES DA COSTA - UFSBExterna à Instituição - KARINA LIMA SALES - UNEB
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 18:18