Banca de DEFESA: CLAUDIO MONTEIRO BENFICA

DATA : 20/09/2024
LOCAL: https://meet.google.com/cdw-qskb-ggp

Contribuições do Boi Duro nas ensinagens de História em Santa Cruz Cabrália/BA

Educação; Cultura Popular; Boi Duro, Ensinagens; Santa Cruz Cabrália.

Este estudo apresenta a tradição do Boi Duro de Santo Antônio no município de Santa Cruz Cabrália/BA, e suas contribuições para as ensinagens da disciplina História na Educação Básica. As análises empreendidas destacam, não apenas, sua importância cultural, como também, a sua resiliência diante das transformações sociais. O estudo tem como objetivo principal integrar essa expressão da cultura popular ao contexto educacional, promovendo uma abordagem intercultural enriquecedora. Além disso, ressalta a urgência de revisão dos currículos escolares, visando uma educação mais inclusiva e contextualizada, que valorize as tradições locais e considere as complexidades de raças e etnias. O texto enfatiza o papel fundamental da escola na promoção da igualdade e cidadania, destacando experiências significativas da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Propõe-se uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as práticas culturais locais como catalisadoras da valorização da diversidade cultural na educação, desafiando as visões eurocentradas. Além disso, o estudo explora a relevância histórica e cultural do Boi Duro de Santo Antônio em Santa Cruz Cabrália, sugerindo que essa manifestação pode oferecer valiosas lições para abordagens inclusivas e participativas na educação. Também discute como o Boi Duro pode contribuir para metodologias de estudo etnográfico, enfatizando sua importância como um reservatório de memórias coletivas e um agente de resistência cultural.

Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interno - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO