Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSIANE NUNES SANTOS

DISCENTE : JESSIANE NUNES SANTOS
DATA : 16/10/2024
LOCAL: Itabuna

A introdução da literatura antirracista na Educação Infantil em Canavieiras/Ba.

Literatura Antirracista; Educação Infantil; Ensino.

A literatura se apresenta como uma importante linguagem na promoção de práticas educativas antirracistas. Neste sentido, a sua utilização como estratégia teórico-metodológica no combate e enfrentamento das formas como o racismo se manifesta nas salas de aula, pode ser uma alternativa assertada para minimizar a ignorância e os preconceitos nos contextos educacionais desde a educação infantil. Por meio da literatura podemos contribuir para que os/as estudantes se empatizem e entendam os temas e as questõesrelacionadas ao ensino das relações étnico-raciais, levando-se em consideração que, os textos literários podem possibilitar acessar repertórios culturais e históricos diversos relacionados as nossas identidades socioculturarais, bem como, a de outros sujeitos históricos, nas sociedades em que são inseridos/as. No ambiente escolar, a desigualdade racial é legitimada quando há diferenças nas formas de tratamento destinadas aos estudantes negros e não negros. Somado a isso, a constatação de que os materiais didáticos utilizados nos ambientes escolarescontinuaminadequados, no sentido da identificação, valorização, promoção e respeito às diferenças culturais existentes nesse país. Dessa forma, a educação antirracista, através da literatura, pode ser um passo importante no combate às diversas formas de preconceitos, através da utilização de textos (completos ou trechos), por meio dos quais, promovamos debates e discussões que contribuam nos processos de conscientização dos/das estudantes sobre a valorização dos povos originários e populações afro-brasileiras, bem como, para que construam as suas identidades socioculturais. Dessa maneira, a pesquisa ambiciona problematizar como os textos literários que abordam questões raciais podem contribuir para ampliarmos a perspectiva antirracista na Educação Infantil, no município de Canavieiras/BA.

Externo à Instituição - ELIANE GONÇALVES DA COSTA
Externa à Instituição - ANANDA DA LUZ FERREIRA