A (RE)CONTRUÇÃO DO DISCURSO DE AQUILOMBAMENTO ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS DAS FUNDADORAS DA AQH
Aquilombamento, Biografia, Memória, Helvécia.
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar como as memórias coletivas, presentes nas narrativas autobiográficas das (os) fundadoras (es) da AQH (Associação Quilombola de Helvécia), erigiram o discurso/ação de aquilombamento. O tema de pesquisa volta-se às memórias narrativas e busca compreender como a família, tradição, trabalho, redes de sociabilidade, identidade constituem maneiras de educação informal que podem ter contribuído para o protagonismo das lutas pela certificação de Helvécia como comunidade remanescente quilombola. Nesse caminho interpretativo as biografias são fundamentais, pois essas incorporam elementos do contexto histórico, ou seja, marcas do processo político, econômico, social, identitário e modos de vida e resistência, significativos para compreender a mobilização da comunidade contra os danos causados pelo avanço da indústria de celulose. Metodologicamente, a pesquisa é pautada no recorte etnográfico e em análises de fontes escritas e orais, a partir das quais se procura perceber as correspondências entre as biografias e o processo de aquilombamento. As memórias também têm função pedagógica, portanto, constroem vínculos afetivos, conferem significados coletivos a ações aparentemente individuais, sensibilizam e fortalecem as lutas por direitos. Nesse sentido, a criação de um site como produto pedagógico atende aos anseios de fornecer material pedagógico para utilização em espaços educacionais formais, não-formais e informais, propiciando a valorização das identidades negras, lutas campesinas e expressões culturais da história local.