Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO NIGRO RODRIGUES

DISCENTE : FLÁVIO NIGRO RODRIGUES
DATA : 09/12/2019
LOCAL: Campus Sosígenes Costa - Sala Corumbau 2 - Link: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

Livro didático digital no Brasil: um caminho para o livro universal?

Livro Didático Digital; Educação Digital; Tecnologia Educacional; Acessibilidade Digital; ePub3; Design Universal para Aprendizagem.

Essa dissertação tem como objeto de pesquisa o livro didático digital (LDD) acessível, no formato ePub3, distribuído pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) para os alunos com deficiências visuais atravésdo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 a 2020. O objetivo desta pesquisa é analisar, em três capítulos distintos: 1) as trajetórias que geraram esse objeto específico, a partir das histórias do Livro,do Livro Didático e do Livro Acessível; 2)as políticas públicas do MEC voltadas ao LDD acessível; 3) as possibilidades pedagógicas na universalização do LDD acessível, com a manutenção do atual formato ePub3 (2019), mas transformando-o em um Livro de Design Universal (LDU), de modo a poder contemplar todos os estudantes da rede pública, além dos portadores de deficiência visual. Como método, será realizada uma revisão bibliográfica concernente ao LDD brasileiro como um elemento que se encontra na imbricação entre as histórias do livro didático, dolivro acessível e do livro digital. Serão estudados também os artigos acadêmicos que tratam da história do livro acessível nas políticas públicas do MEC e serão também analisados os documentos oficiais do MEC com as diretrizes para o LDD, bem como os editais governamentais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que materializaram estas políticas públicas que definem o ePub3 acessível. Por fim, serão entrevistados os principais agentes que trabalham na produção dos LDD acessíveis, com o intuito de melhor compreendermos as potencialidades técnicas e pedagógicas deste formato ePub3, tendo em vista uma possível adoção de um Livro de Design Universal para todos os alunos da rede pública brasileira.

Presidente - 1553833 - MARCIO JOSE SILVEIRA LIMA
Interno - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO